Mais uma visita técnica de autoridades capixabas à APAC de Itaúna/MG, que servirá de modelo para o Espírito Santo, foi concluída nesta quinta-feira (7), a fim de buscar subsídios para a audiência pública no dia 25 de março, no Fórum de São Mateus, onde será implantado um projeto semelhante ao visto na cidade.

Havia previsão de uma visita também a Santa Luzia, na Região Metropolitana, mas devido ao grande interesses dos participantes da comitiva no trabalho em Itaúna, essa segunda visita acabou sendo abortada. O juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca, Paulo Antônio de Carvalho, que recepcionou o grupo, comparou o método APAC a uma escola.

“Este é sempre o maior desafio, todos os dias temos diante de nós uma nova pessoa. Então, temos de aprender a cuidar diariamente. Os recuperandos vão passando por profundas mudanças a partir do momento em que percebem que podem ser ressocializados”, disse o magistrado.

As promotoras que compuseram a comitiva aproveitaram para tirar muitas dúvidas. Após conhecer o projeto, a promotora Paula Fernanda Almeida Pazolini, das Execuções Penais das Comarcas de Linhares e São Mateus, se comprometeu a se esforçar para que o projeto se efetive na região.

Para o juiz coordenador das Varas Criminais e de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Marcelo Menezes Loureiro, a cada visita fica mais claro para ele que é possível repensar o sistema prisional e adotar o método APAC.

Participaram da comitiva, além do juiz Marcelo Loureiro e assessores, a juíza Sayonara Couto Bittencourt Barbosa, da 6ª Vara Criminal de Vitória (regime aberto e livramento condicional), a juíza Cristiania Lavinia Mayer, das Execuções Penais de Linhares e São Mateus, e duas promotoras de Justiça: Paula Fernanda Almeida Pazolini, da Execução Penal das Comarcas de Linhares e São Mateus, e Viviane Barros Partelli Pioto, coordenadora do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep). E também o defensor público Humberto Nunes, coordenador de Direito Penal da Defensoria Pública Estadual.

Categories:

Tags:

Comments are closed

SITE TEMPORÁRIO: Nosso site está em processo de migração e melhorias.

Se quiser ser avisado das novidades insira seus dados aqui:

X