Foi inaugurada nesta sexta-feira, 15, a APAC de Manhuaçu. A obra foi resultado de um investimento de 1,7 milhão de reais pela Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) e contou ainda com recursos de empresas, prefeituras e parceiros do projeto em Manhuaçu.
Localizada na estrada de acesso a Usina de Reciclagem de Manhuaçu, na saída de Manhuaçu para Reduto, com total de 10 mil metros quadrados, a APAC soma 3500 metros quadrados construídos com salas separadas para os três regimes. Na segunda-feira, 18, o funcionamento tem início com sete presos. Esse número vai aumentando a cada semana. A expectativa é chegar a 60 no final deste ano e à capacidade total em dezembro de 2013, com 120 recuperandos.
Em seu discurso, o juiz da vara de execuções penais, Walteir José da Silva, demonstrou que acredita na recuperação dos presos através do método APAC. “Esse novo espaço visa desafogar o sistema prisional convencional. Na APAC, ocorre o momento de resgate da pessoa humana. Aqui, o detento poderá trabalhar e aprender uma profissão. Na APAC, o preso é tratado com dignidade, como ser humano. Enfim, o detento não é um número, colocado em celas abafadas e abarrotadas de pessoas. Aqui na APAC não tem isto. É uma cama para cada um e os presos são separados para cada regime de cumprimento de pena: fechado, semiaberto e aberto. Existem locais distintos dentro da unidade, sem haver contato entre os presos de um regime com o outro. Aqui tem posto de enfermagem, consultórios médico e odontológico, assessoria jurídica, enfim, toda uma estrutura”, afirma o magistrado.
A cadeia de Manhuaçu tem 200 presos do regime fechado num espaço que cabe 54 pessoas. Com o projeto 120 detentos poderão ser recuperados através da APAC.

A presidente da APAC, Denise Rodrigues de Oliveira, comemorou a entrega da obra, mas considera que agora é que realmente começa o trabalho mais importante. “É a concretização de um sonho que começou há oito anos. Já enfrentamos muitas dificuldades, mas tivemos muito apoio dos municípios que integram a comarca e o empresariado local. Com a liderança do Dr. Walteir, conseguimos apoio e estamos prontos para começar. Na semana que vem tem início a parte mais importante: é hora de dar uma nova oportunidade aos presos”, comentou.
Comments are closed