No ultimo dia 18, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estiveram visitando as dependências da APAC de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte. Os visitantes puderam conhecer um pouco da realidade das APACs e do percurso que é realizado com o condenado dentro destas unidades prisionais, voltado para o cumprimento da pena mas também para a ressocialização mais efetiva do mesmo. Esta visita é o desdobramento de uma articulação que a Fundação AVSI vem desenvolvendo com o BID há cerca de 01 ano, que objetiva entre outros a liberação de recursos financeiros para o Governo de Minas investir na construção de novas APACs.
A representante do BID no Brasil Daniela Carrera-Marquis, o especialista em operações Cesar Leyva e o coordenador geral para os países do Cone Sul Jose Seligmann, reuniram-se com representantes da Fundação AVSI, Governo de Minas, APAC de Santa Luzia e Instituto Minas Pela Paz. Também estava presente a oficial de projetos da União Européia no Brasil, Maria Rosa Sabbatelli. Na oportunidade, o diretor executivo da FBAC Valdeci Ferreira fez uma exposição acerca da metodologia APAC e da importância de se obter novos investimentos para a construção de outras unidades, uma vez que mais de 15 comarcas do Estado de Minas já dispõe de terreno próprio e projeto arquitetônico, aguardando tão somente a liberação de recursos para a construção de novos Centros de Reintegração Social.
“O retorno por parte do BID foi extremamente positivo. Permitiu esclarecer que a construção das estruturas é importante, mas a verdadeira novidade da experiência é o Método, e portanto a centralidade do papel da FBAC”, disse o diretor geral da Fundação AVSI no Brasil, Fabrizio Pellicelli.
O BID é a maior fonte de financiamento para o desenvolvimento na América Latina e Caribe, apoiando países para reduzir a pobreza e a desigualdade, com o objetivo de trazer desenvolvimento de uma maneira sustentável. Entre os temas de atuação está a segurança cidadã e justiça.

Comments are closed