“O Zelo pela Casa do Pai me Consome”. Este foi o tema da VI Jornada de Libertação com Cristo para as APACs, que foi realizada em Paracatu/MG, nos dias 22, 23, 24 e 25 de novembro de 2012. 92 jornadeiros, entre dirigentes e recuperandos, de 12 APACs, puderam vicenciar essa experiência única de encontro com a verdade, o ponto alto da metodologia apaqueana.
O primeiro dia iniciou-se com a meditação “O Filho Pródigo”, realizada pelo diretor executivo da FBAC, Valdeci Ferreira, seguindo-se de uma reunião de grupo. Após o jantar, o tema foi “Santo Agostinho em Nosso Tempo”, conduzido pelo procurador de justiça e presidente do Conselho Deliberativo da FBAC, Dr. Tomaz de Aquino Resende. O encerramento do dia ficou a cargo do ex-recuperando e hoje plantonista da APAC de Paracatu, Moisés.
O segundo dia, que começou com a meditação “O Sentido da Vida”, conduzida pela presidente da APAC de Perdões Isilda Rodrigues Neves, seguiu com as seguintes palestras e seus respectivos palestrantes: “O Mundo em que Vivemos” com a inspetora da FBAC Tatiana Faria, “Fora dos Planos de Deus, Que Lugar o Homem Ocupa no Mundo”?, com Valdeci, “Os Caminhos que Conduzem a Deus”, com o secretário da FBAC Rinaldo Guimarães, “Jesus Cristo Homem e Deus”, com Marcelo Moutinho, e finalizando, “Reconciliação”, ministrada pelo pastor Benito.
3º dia de Jornada: a grande virada! Momento para os recuperandos passarem o filme de suas vidas, reconhecerem seus erros, seus pecados. Mudança de vida! O gerente da APAC de Paracatu Silas ficou imcumbido de iniciar o dia com a bela reflexão “Onde Está Você”. “O Verdadeiro Sentido da Liberdade Humana” foi apresentado aos jornadeiros pelo gerente da FBAC, Roberto Donizetti, que concluiu sua fala com um lindo testemunho de esperança, superação e fé. Darquinho, Betinho, Josiel e Arli nos mostraram que é possível romper com as drogas e seguir uma vida de sobriedade no painel “Alcoolismo, Drogas e Prisão”. O inspetor da FBAC Wellington discorreu sobre o tema “Que Influência Exercem na Valorização Humana a Sinceridade e a Solidariedade?”, e Valdeci sobre “O Homem e a Comunidade”, emocionante palestra, um dedo na ferida. O jantar, à luz de velas, com música ao vivo e uma farta mesa de frutas só serviu para confirmar aos recuperandos o que a APAC significa: a casa de Deus, o que rompe com tudo o que o sistema comum representa, o lugar onde o preso cumpre sua pena com dignidade e respeito. Pra finalizar o sábado, a palestra “A Força do Perdão”, com o padre Rui, e na sequencia, o “Abraço da Paz”.
O último dia de Jornada iniciou-se com a meditação “O Olhar de Cristo”, conduzida pelo presidente da APAC de Paracatu, Eurípedes Tobias. Em seguida, a palestra “A Perseverança e o Futuro”, ministrada pelo presidente da APAC de São João Del Rei e vice-diretor da Diretoria Executiva da FBAC, Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, entrega dos certificados aos jornadeiros e celebração eucarística. Alguns testemunhos dos recuperandos: “Não deixem que esta obra acabe. A APAC é a casa de Deus!”; “Há 4 anos eu não chorava, há 4 anos eu não sabia o que era desabafar”; “Os testemunhos que ouvi me ajudarão a ser alguém na vida, a ser um vencedor”; Depende de nós, para que outras pessoas daqui a 40 anos, possam ter essa oportunidade, essa verdadeira experiência com Cristo”. Nesses 23 anos de idade que tenho, nunca passei por momentos tão fortes”.
A FBAC agradece à todos aqueles que possibilitaram o sucesso desta Jornada: Programa Novos Rumos do TJMG, Fundação AVSI, e de uma maneira muito especial, à APAC de Paracatu. ESTAMOS JUNTOS!
Comments are closed