Delegações nacionais e internacionais vieram conhecer o método
Na última semana a APAC- Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, de São João Del-Rei recebeu, ao todo, a visita de cinco delegações, as quais vieram conhecer a estrutura da Instituição, assim como a aplicação prática da metodologia. Iniciamos a semana com a visita da Delegação do Peru, composta por cinco membros. Com o intuito de criar uma APAC no país peruano, os membros passaram por um curso de formação da metodologia na APAC de Itaúna. Na sede são-joanense os integrantes realizaram um momento de conversa com os recuperandos, perguntando sobre as diferenças do sistema carcerário convencional para a APAC. O presidente da APAC de São João Del-rei, Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, ressaltou a importância de se criar um espaço de cumprimento de pena humanizado, onde não há necessidade de agentes penitenciários. A realidade carcerária peruana não é tangente à do Brasil, onde no último senso foi constatado um crescimento de 32% da população carcerária, tendo assim unidades superlotadas.
As visitas continuaram com a chegada da Delegação da APAC de São Luiz, Maranhão, na terça, dia 29. Criada recentemente, em agosto desde ano, a APAC de São Luiz ainda está em processo de implantação completa da metodologia, assim os integrantes da delegação passaram pelo curso de formação em Itaúna e também visitaram a APAC de Santa Luzia.
Paralela à visita da Delegação de São Luiz – MA, recebemos os organizadores do Fórum do Amanhã, evento que teve como objetivo divulgar ideias inovadoras de diversos setores sociais. O 1º Fórum, que aconteceu entre os dias 24 a 27 de novembro, reuniu diversos especialistas em mesas de debate na cidade de Tirantes/MG. Entre os assuntos debatidos estava a realidade carcerária do Brasil, onde o presidente da APAC, Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, foi integrante da mesa. A exposição da realidade apaquiana causou grande fervor no evento, visto o teor de inovação no cumprimento de pena de forma humanizado, provendo recuperação. Ao visitar a APAC, Mariano Camara Santos, um dos organizadores do Fórum, ressaltou a importância de se implementar o método, já que os índices mostram que 80% dos recuperandos são reinseridos na sociedade. Veja mais sobre o Fórum do Amanhã aqui.
Na quarta-feira, 30, foi a vez de receber os alunos de Direito da Faculdade DOCTUM, de Juiz de Fora. Ao todo 50 alunos, acompanhados de dois professores, vieram conhecer a aplicação da metodologia e a diferente realidade carcerária vivida na APAC.
Encerramos a semana com a visita da Delegação de Cuiabá, composta por sete pessoas, entre promotores, assistentes sociais e agentes penitenciários. Com o intuito de conhecer de perto a aplicação da metodologia, a delegação visa implementar a primeira APAC no estado do Mato Grosso.
O Juiz da Varal Criminal de São João Del-rei, Dr. Ernane Barbosa Neves, também estava presente e acompanhou a visita.
Comments are closed