No dia 22 de setembro de 2025, o Estado do Espírito Santo deu mais um passo importante na expansão das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs). Uma reunião foi realizada no Gabinete do Desembargador Dr. Pedro Valls Feu Rosa, com o objetivo de avançar na implantação da unidade da APAC em Vila Velha.

O encontro foi convocado pelo próprio Desembargador Pedro Valls Feu Rosa, reunindo autoridades do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), da Prefeitura de Vila Velha e representantes da APAC em implantação no município. O foco principal das tratativas foi o pleito de parceria para a disponibilização de uma área destinada à construção do Centro de Reintegração Social (CRS) da APAC de Vila Velha.

Participaram da reunião o Desembargador Dr. Pedro Valls Feu Rosa, a Desembargadora Dra. Heloísa Cariello, o Prefeito de Vila Velha Sr. Arnaldo Borgo Filho, a Procuradora-Geral do Município Dra. Raquel Amaral Hibner, os Procuradores de Justiça Dr. Manuel Arcanjo de Souza Gagno e Dr. Cézar Augusto Ramaldes, o Assessor Chefe do Jurídico Dr. Francisco Victor Bouissou, o Assessor Jurídico Dr. Igor Awad Barcellos, o Inspetor de Metodologia da FBAC no Espírito Santo, Gustavo Vargas Nascimento, além de representantes da APAC de Vila Velha.

Durante as discussões, o Prefeito Arnaldo Borgo Filho manifestou apoio ao projeto e assumiu o compromisso de buscar viabilizar a cessão de uma área para a instalação do CRS, passo fundamental para a consolidação da unidade. O Prefeito ainda indicou a Secretária de Relações Institucionais, Sra. Maria do Carmo Neves Novaes, para dar prosseguimento às tratativas junto à APAC.

De acordo com o Inspetor de Metodologia da FBAC no Espírito Santo, Gustavo Vargas, “esta reunião será como um marco muito importante não só para a APAC de Vila Velha, mas também para a expansão do Método APAC no estado do Espírito Santo. Aqui conseguimos reunir o TJES, o MPES, a prefeitura de Vila Velha, a FBAC e a APAC de Vila Velha, todos juntos com o mesmo objetivo de fomentar a APAC de Vila Velha e este exemplo podemos expandir levando para as outras comarcas do estado”.

Com esse movimento, o Espírito Santo reafirma sua determinação em ampliar o alcance do Método APAC, reconhecido nacional e internacionalmente por sua eficácia na recuperação de pessoas privadas de liberdade, redução da reincidência criminal e fortalecimento da reintegração social.

Categories:

Comments are closed

SITE TEMPORÁRIO: Nosso site está em processo de migração e melhorias.

Se quiser ser avisado das novidades insira seus dados aqui:

X