Recuperandos da APAC – Associação de Proteção e Assistência ao Condenado de São João del-Rei participam entre os dias 22 à 27 de agosto de oficinas de Fotografia, Filmagem e Edição de Vídeo e Produção Textual, realizadas pelo Projeto VOZ, composto pelo fotógrafo e artista gráfico, Léo Drummont e pelas jornalistas, Natália Martino e e Maria Navarro . O objetivo das oficinas é a produção da segunda edição da revista Estrela. Cada edição vai ser elaborada em uma unidade operacional diferente da APAC, e a sede são-joanense foi escolhida para realização da segunda por indicação da Fbac – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados.
A Estrela é uma produção que visa dar espaço para a voz do recuperando e das suas histórias, que são contadas através de fotos e textos produzidos exclusivamente por eles. Os assuntos perpassam tanto casos pessoais quanto institucionais: projeção para o futuro; como se recuperar; direitos e deveres no cárcere. As decisões que vão desde as pautas escolhidas até as edições gráficas são conduzidas pelos presos. Além da produção da revista, as oficinas promovem o conhecimento de um novo ofício e de um mercado de trabalho possível após o cumprimento da pena. Também serão realizados um Make Off e uma exposição interna com as fotografias e textos produzidos. O lançamento da Estrela está previsto para o mês de setembro, sendo publicados cerca 1000 exemplares.
Sobre a APAC
A APAC é uma instituição sem fins lucrativos que atua em âmbito nacional e que promove a reinserção de sentenciados à sociedade. O projeto baseia-se na metodologia apaquiana que é constituída sob 12 pilares, entre eles a participação da comunidade e da família na recuperação do preso, o apoio às vítimas e a espiritualidade.
A unidade de SJDR foi criação em julho de 2008 através da iniciativa do atual presidente da unidade Antônio Carlos de Jesus Fuzatto. A metodologia apaquiana existe desde 1972, quando o advogado e jornalista, Mário Ottoboni viu a necessidade da reformulação do método carcerário no Brasil.
Entre as atividades desenvolvidas dentro das Apac’s estão a capacitação profissionalizante, através dos diversos cursos como serralheria e marcenaria e do eficaz método educacional, tendo uma escola que vai desde o ensino fundamental até o ensino superior a distância. A APAC faz parte da Fraternidade Brasileira de Assistência ao Condenado- Fbac, que gerencia todas as unidades do Brasil.










Português









Comments are closed