A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, FBAC, realizou curso de aperfeiçoamento do Método APAC para recuperandos, na APAC masculina de Itaúna, nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2020. Participaram os recueprandos do regime fechado e regime semiaberto, além de todos os funcionários da instituição. 

O curso foi ministrado pelo Diretor Geral da FBAC, Valdeci Ferreira, e pelo Diretor Executivo de Metodologia, Roberto Donizetti. Foram dias de aprendizado e troca de experiências, onde os recuperandos puderam refletir sobre os 12 elementos do Método APAC, conhecer mais sobre os novos regulamentos, além de ouvir testemunhos emocionantes de ex-recuperandos da APAC de Itaúna e de outras APACs.

O objetivo do curso é ajudar o recuperando a fazer uma séria reflexão sobre suas atitudes, a fim de que possa mudar de mentalidade e não somente de comportamento. Consciente sobre a consequência de seus atos, tanto com a sociedade, como com as pessoas que os amam, o recuperando é insitigado a valorizar a oportunidade de cumprir pena na APAC, as pessoas que estão ali para o ajudar, e tomar a sério sua trajétoria de recuperação. 

O recuperando S.V.M.J. , de 23 anos, do regime fechado participou do curso e diz que foi uma grande experiência: “Passei pela primeira vez no Curso de Aperfeiçoamento do método e foi muito grandioso, pois tudo o que eu senti e presenciei serviu de exemplo para mim. Foram alavras fortes que me fizeram refletir e perceber que Deus pode me ajudar e posse deixar a vida do crime.” disse o recuperando após concluir o terceiro dia de curso.

O curso também é importante para a equipe da APAC, a fim de que possam trabalhar com excelência, como fala o presidente da APAC, Dr. Peter Gabriel Gonçalves de Andrade: “O curso é uma grande ferramenta, tanto para os recuperandos, quanto para os funcionários e voluntários, pois permite uma constante reciclagem para uma melhor aplicação do método APAC. É também um momento oportuno para valorizarmos aqueles que fizeram parte da construção dessa história e honrá-los, na medida em que damos continuidade a este legado.”, salientou Dr. Peter.

A gerente da APAC, Dra. Luciane Azevedo, aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria dos recuperandos , equipe da APAC e FBAC:  “Esses momentos são muito importantes para todos e gostaria de agradecer a FBAC pelo apoio, a equipe por estar presente e empenhada e aos recuperandos por se mostrarem dispostos a caminhar juntos. É gratificante ver que estamos trabalhando unidos em prol do mesmo propósito.”, salientou Luciane.

 

Categories:

Tags:

Comments are closed