Provavelmente em algum momento você ao estar em um setor da Prefeitura de Frutal ou em uma entidade filantrópica já se deparou com um recuperando da APAC prestando algum tipo de serviço. A oportunidade de emprego concedida a quem cumpre o regime semi-aberto autorizado ao trabalho externo faz parte do programa Minas pela Paz que foi implantado na Associação através Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG. 

A diretora da APAC Paula Queiroz explica que o trabalho é um dos 12 elementos que compõe o método do sistema prisional. Segundo ela, desde que o programa Minas pela Paz tornou-se parceiro do SESI-SENAI a Associação tem capacitado os recuperandos com vários cursos profissionalizantes. Um deles, o de construção civil com duração de 60 dias, terminou recentemente. Em outubro será realizado o curso de mecânico de automóveis que irá capacitar mais 50 recuperandos.

De acordo com Paula, quando o recuperando alcança o benefício do regime semi-aberto autorizado ao trabalho externo ele precisa ser inserido no mercado de trabalho. Porém, conforme destaca, se para alguém que nunca cometeu um crime já é difícil, imagina para quem já errou. Por isso, que segundo ela, é tão importante a ajuda de parceiros como a Prefeitura de Frutal que dá emprego a 30 recuperandos da APAC nas funções de pedreiro, servente, gari, motorista, entre outros. “Somos muito gratos à prefeita Ciça por essa compreensão e oportunidade”, reconhece a diretora. Já os recuperandos que hoje estão no semi-aberto intramuros têm a remição da pena ao prestarem serviço voluntário em diversas instituições da cidade como APAE, Hospital Frei Gabriel, Unidade de Terapia Renal, Casa da Criança, creches, entre outras. 

A prefeita de Frutal Maria Cecília, que na semana passada assinou a contratação de mais um recuperando, diz que faz questão de ser parceira da APAC por acreditar no método e no trabalho desenvolvido pela instituição. O recuperando além de receber um salário mínimo pelo serviço prestado no município também tem direito à remição da pena, ou seja, a cada três dias trabalhados ele tem um a menos a ser cumprido.

(Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa APAC Frutal) 

Categories:

Tags:

Comments are closed

SITE TEMPORÁRIO: Nosso site está em processo de migração e melhorias.

Se quiser ser avisado das novidades insira seus dados aqui:

X