No início de novembro, a FBAC recebeu a visita de Dorestela Medina e Dave Van Patten,  representantes da Prison Fellowship International (PFI), com o objetivo de apresentar um dos novos programas da instituição, denominado “A Viagem do Prisioneiro”. 

Trata-se, essencialmente, de um programa que visa a evangelização de pessoas que cumprem pena privativa de liberdade, bem como lhes proporcionar meios para a reflexão interior, consequentemente gerando sua transformação individual. O objetivo deste novo programa é apresentar Jesus Cristo, mostrar que Ele também foi um prisioneiro e sentiu muitas das emoções que sentem grande parte da população penitenciária em geral, isto é, medo, solidão, rejeição, baseando-se, este trabalho, no Evangelho de São Marcos.

Com previsão de implementação para início do próximo ano, o programa será composto por oito encontros semanais de duas horas, onde serão utilizados vídeos e material de apoio para todos os recuperandos, além da distribuição de uma bíblia e brindes promocionais.

Para que todas as 43 APACs atualmente consolidadas possam iniciar o trabalho em 2015, haverão cursos de capacitação para facilitadores do Programa, escolhidos pela direção de cada APAC. Em processo gradativo, a missão é que se possa alcançar até o final do ano de 2017, mais de 10 mil recuperandos de todas as APACs consolidadas.

Além de apresentar o programa, os visitantes puderam também visitar e ver a aplicação da metodologia apaqueana em consonância com suas realidades individuais, nas APACs de Itaúna, Pouso Alegre e Nova Lima. Nesta última, Valdeci Ferreira, diretor executivo da FBAC, formalizou a parceria entre a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados e a Prison Fellowship International, através da assinatura do acordo e ressaltou a relevante importância deste programa: “Cada APAC já tinha seus meios e materiais para se trabalhar o elemento da espiritualidade, mas agora teremos um material específico, uniforme e já testado com resultados muito positivos em países como a Nigéria e a África do Sul, e isto é louvável! Um perfeito presente natalino de Deus para a FBAC e todas as APACs”.

Categories:

Tags:

Comments are closed