O papa Francisco realizará em 28 de março, Quinta-Feira Santa, a missa vespertina do Jantar do Senhor em um centro penal de menores da cidade romana de Casal del Marmo. Durante a missa, haverá um ritual de lavagem dos pés de doze internos, simulando o feito por Jesus com seus apóstolos. O pontífice argentino surpreendeu com a decisão, pois, normalmente, o ritual é feito no Vaticano ou em alguma basílica de Roma.

Segundo o Vaticano, quando Francisco era arcebispo de Buenos Aires, ele costumava celebrar a missa da Quinta-Feira Santa em uma prisão, um hospital ou um abrigo para pobres. 

A cerimônia da Missa in ‘Coena Domini’, que será celebrada quinta-feira à tarde será “extremamente simples”, por “expressa vontade do Santo Padre”, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé. Junto ao Papa Francisco concelebrarão o Cardeal Agostino Vallini e o capelão do Instituto, Padre Gaetano Greco.

Cinqüenta jovens do Instituto Penal participarão da celebração, entre os quais 11 meninas. Do lava pés participarão 12 jovens, de nacionalidades e religiões diferentes.

A animação da celebração ficará a cargo de um grupo de 40 voluntários da Associação denominada “Voluntários Casal del Marmo” e de membros da Renovação Carismática que animam a liturgia dominical realizada no Instituto. As leituras e as preces dos fiéis serão lidas pelos jovens.

Categories:

Tags:

Comments are closed