A FBAC entende a educação como um poderoso princípio transformador de realidades. Porque permite ao aprendiz acesso a um universo novo e repleto de possibilidades. Nas unidades APACs, a educação visa não apenas alfabetizar, mas formar cidadãos, engedrar pessoas melhores. O indivíduo que no passado tomou decisões erradas em sua trajetória, encontra na educação o caminho mais seguro para criar um futuro melhor. Por isso, o calendário escolar é prioridade dentro das APACs.
E a abertura desse ano escolar contou com Aula Magna do Tio Flávio, Conselheiro da FBAC. Com o tema “O Conhecimento pode mudar vidas”, Tio Flávio palestrou para recuperandos e convidados no Encontro de Início das Aulas, realizado na manhã desta segunda, 10. Com suas palavras inspiradoras, Tio Flávio despertou reflexões e a certeza de que o conhecimento é a chave para mudar vidas. Segundo ele, “a educação transforma não só os indivíduos, mas a sociedade, pois é no nosso encontro com o outro, mediado pelo conhecimento, que a transformação acontece”.
O evento acolheu os estudantes em solenidade de início do calendário escolar e foi transmitido diretamente da APAC de Itaúna para todo o país, com participação de 61 APACs, além de parceiros e voluntários. A cada semestre, o Setor Educacional da FBAC reforça seu compromisso em ampliar o acesso à educação e incentivar cada recuperando(a). Segundo a Supervisora de Educação e Profissionalização da FBAC, Camila Miranda, “a educação dentro do método APAC não é apenas sobre aprender conteúdos, mas sobre resgatar a autoestima, reconstruir histórias e abrir portas que, antes, pareciam inacessíveis.”.

De acordo com a pedagoga da FBAC, Maria Eduarda, “o início desse novo ciclo de aprendizado inspira novas oportunidades, trazendo esperança e a construção de um futuro com mais dignidade e possibilidades.”, conclui.
Investindo na formação humana e profissional do ser humano, a APAC lapida talentos para se desenvolverem nas áreas de interesse, valorizando as potencialidades e preparando o indivíduo para uma ressocialização qualificada. Nesse contexto, a aula magna de volta às aulas na APAC representa um marco fundamental que reafirma a educação como fator essencial para promover a reintegração social.

Comments are closed