Na manhã de hoje, 23 de agosto, a FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados) participou online do primeiro Seminário Internacional de Direito Penal e Penitenciário, promovido pela Academia Latino-Americana de Direito Penal e Penitenciário. O evento contou com a presença de representantes de oito países latino-americanos, que compartilharam experiências alternativas ao sistema penitenciário tradicional.

O “I Seminário Internacional Boliviano de Direito Penitenciário: Experiências Comparadas na América Latina” buscou em sua realização, ser um espaço acadêmico de alto nível para refletir sobre o Sistema Prisional Latino-Americano sob uma ótica humanizadora, sendo organizado pela Academia Latino-Americana de Direito Penal e Penitenciário, pela Universidade Cristã da Bolívia (UCEBOL), e pelo Ministério de Governo e a Direção de Regime Penitenciário da Bolívia.

Durante o seminário, o Gerente de Relações Internacionais da FBAC, Dênio Marx, apresentou a metodologia APAC como um modelo colaborativo da segurança pública, destacando a proposta apaqueana como humanizadora no sistema prisional. A abordagem da APAC foi ressaltada como uma alternativa eficaz, promovendo a recuperação de pessoas privadas de liberdade, oferecendo também uma nova perspectiva.

Em nota a reportagem da FBAC, Dênio Marx, ressaltou que: Eu acho, pessoalmente, que é muito positivo para a FBAC se inserir nessas discussões internacionais. É a primeira vez que a FBAC participa de um evento promovido pela Academia Latino-Americana, que já tem demonstrado um grande interesse em conhecer mais profundamente a metodologia APAC, inclusive para que possamos levar o Método APAC para outros países da América Latina.”

A presença da FBAC no seminário reforça seu compromisso com a promoção de um sistema prisional mais humanizado e eficiente, alinhado com os princípios da Justiça Restaurativa e do respeito aos direitos humanos. Ao colaborar internacionalmente, a FBAC busca inspirar outras nações a adotarem modelos que priorizem a dignidade e a recuperação dos indivíduos privados de liberdade, contribuindo para a construção de sociedades mais justas e seguras.

Categories:

Tags:

Comments are closed

SITE TEMPORÁRIO: Nosso site está em processo de migração e melhorias.

Se quiser ser avisado das novidades insira seus dados aqui:

X