
No dia 29 de junho, a equipe da FBAC participou de dois encontros em Brasília com dirigentes do Departamento Penitenciário Nacional, Ministério Público Federal, Presidente e vice-presidente da APAC/DF objetivando apresentar o Método APAC e o “Programa Seguindo em Frente” aos participantes.
Os eventos, realizados em formato semipresencial, contou com, além dos representantes da FBAC, a participação de Cíntia Rangel Assumpção e Juciane Lourenço, da Ouvidoria Nacional do DEPEN, Amanda Sanches; Cláudia Tomelin; Cláudia Tereza Sales; Eunice Carvalhido; Flávia Fernandes Pinto, Vanessa Cavallazzi e Marcelo Weitzel, representantes do Ministério Público, Cézar Augusto Delmondes, Coordenador de Políticas de Participação Social e Atenção ao Egresso; Claudia Tereza Sales, presidente da APAC/DF, e Everton Kischlat, vice-presidente da APAC/DF.

No primeiro encontro, o Diretor-geral da FBAC, Valdeci Ferreira, e Tatiana Faria, Gerente Jurídico e de Parcerias da instituição, realizaram uma breve apresentação sobre o método APAC, e apresentaram a proposta do “Programa Seguindo em Frente”. O programa tem como objetivo contribuir para a redução da reincidência criminal entre os egressos da APAC por meio de ações de acompanhamento e suporte aos recuperandos como atendimento psicológico e de assistência social, cursos e treinamentos para capacitação profissional e escolar.
Já no segundo encontro, realizado com técnicos do DEPEN, discutiu-se a viabilidade de recursos para o aparelhamento de novas APACs que estão em implantação.
“Nós fomos muito bem acolhidos, inclusive já temos propostas de mais reuniões para dar continuidade na discussão do projeto “Seguindo em Frente”. A ideia agora é formatar um projeto piloto considerando 3 APACs: uma de pequeno, uma de médio e uma de grande porte, e buscar caminhos para tentar viabilizá-lo”, comenta Valdeci Ferreira.
Comments are closed