APAC – Associação de Proteção e Assistência ao Condenado/Amando ao Próximo Amarás a Cristo. Um Modelo de Humanização do Sistema Penitenciário que possui uma metodologia de valorização humana, oferecendo, aos condenados, condições de recuperar-se. APAC tem o propósito de proteger a sociedade, socorrer as vítimas e promover a justiça.
Neste sábado (21) foi realizada a diplomação da primeira turma do curso de formação de voluntários Método APAC, que teve duração de 7 meses. Foram feitas 97 inscrições e 50 alunos concluíram o curso com êxito e estão aptas a trabalhar como voluntárias nos centros de reabilitação social APAC.
Durante o curso os alunos participaram de 13 encontros em que aprenderam a metodologia. Conheceram uma unidade em funcionamento na cidade de Pedreiras – MA. E mudaram suas maneiras de ver, aqueles que cometerem crimes.
(foto: João Kinob, Aldenir Nascimento e Paulo Ambrósio, Formandos do curso)
Assistente Social Aldenir Nascimento, formando do curso de voluntários, declarou: “Antes do curso achava que os presos tinham que ficar na cadeia pro resto da vida. Hoje tenho uma visão que muitas pessoas estão presas, não é simplesmente por que escolheram fazer o mal. Mas muitas situações podem ter levado àquela situação e que Deus quer que todos se arrependam, que tenham uma nova oportunidade.”
Maria Alice Goncalves dos Santos, formando do curso de voluntários, participou de 12 aulas, declarou: “Neste curso entendi que nenhum erro pode ser maior do que o ser humano, todos podem ter a chance de ressocialização e o centro de reintegração social (CRS) APAC é um lugar ideal para dá oportunidades a essas pessoas que erraram e que desejam uma direção diferente para a sua vida. Tive a oportunidade de conhecer o CRS de Pedreiras. A disciplina e o modo como vivem os apenados. Hoje quero dá minha contribuição para que os jovens infratores de Balsas tenham também a oportunidade de mudar de vida.”
(foto: Marcelo Moutinho, Pe. Carlos e Maria Alice)
Na cerimônia de entrega dos diplomas o vice presidente da APAC Balsas Renato Sandys, em seu discurso falou sobre a implantação da Unidade APAC em Balsas: “Que o projeto está na Secretária de Justiça e Segurança Pública do Estado; para viabilizarmos a parceria que nos ajudará na construção das instalações da Unidade APAC Balsas. Estamos trabalhando na parte burocrática e cremos que no início de 2016 já iniciaremos a construção.
Marcelo Gomes Moutinho, encarregado administrativo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) em entrevista afirmou: “A adesão da comunidade de Balsas é ampla, com representantes de todos os setores, em uma turma de 50 formandos. Sabemos que o problema prisional do Brasil não será resolvido sem a participação da comunidade.
(foto: Renato Sandys e Gleisson)
Papel da FBAC
É zelar pela aplicação da metodologia de recuperar o apenado, pela preparação de voluntários e contudo hoje não teremos a APAC sem os convênios com o estado, com a prefeitura, com as empresas. A FBAC acompanha, a aplicação dos recursos primando principalmente pela transparência.
Próximos passos
APAC Balsas está pronta para dá os próximos passos na implantação da unidade, com adesão da comunidade e com a formação da equipe. Agora é hora de começar a acompanhar a realidade prisional de Balsas. Parte da equipe deverá aproximar-se do presidio. Visitar, conhecer um pouco mais dessa realidade, para que possamos fazer uma formação em dois trilhos: uma formação de relação direta com a família e com os recuperandos e a preparação da nossa casa que é o Centro de Reintegração Social. Saibam que em Balsas vamos ter uma das maiores e mais bem estruturada APACs do Maranhão e para isso contamos com o apoio de toda a sociedade.










Português









Comments are closed