No dia 23 de outubro de 2024, a FBAC e às APACs de Itaúna receberam uma visita especial do grupo “Lideranças Virtuosas”, composto por empresários e CEOs de grandes empresas, treinados pela consultoria Virtuous Company. A metodologia apaqueana chegou ao conhecimento das lideranças, através do Diretor do Centro Internacional de Estudos do Método APAC (CIEMA), Valdeci Ferreira, que todos os anos, realiza palestras virtuais para os membros do grupo, nas quais compartilha a trajetória apaqueana e também relatos inspiradores de seu testemunho, estreitamente ligado à missão de humanização e recuperação no sistema prisional.


O grupo Lideranças Virtuosas busca formar uma comunidade de líderes empresariais com uma compreensão mais ampla de seu papel na sociedade, estimulando uma visão mais profunda sobre as questões que afetam a atuação de executivos, conselheiros e consultores. Sua missão é inspirar e transformar esses líderes, trazendo reflexões críticas sobre os desafios contemporâneos do ambiente corporativo.
Os visitantes puderam conhecer de perto as APACs masculinas e femininas de Itaúna. O grupo ficou especialmente impressionado com as diversas unidades produtivas do Centro de Reintegração Social (CRS), incluindo a fábrica de hóstias, a produção de blocos de concreto, a padaria e outras atividades que integram os recuperandos ao trabalho e à sociedade.


A APAC Feminina também foi um dos destaques da visita, onde os CEOs fizeram questão de conhecer a unidade produtiva de corte e costura, elogiando o envolvimento das recuperandas em atividades que geram trabalho e renda. Durante a visita, eles também dedicaram especial atenção à biblioteca do regime fechado, mostrando interesse pelo papel da educação e da leitura na transformação e ressocialização das recuperandas.
A jornada do grupo de Lideranças Virtuosas continuou com a visita à sede da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados – FBAC, onde também conheceram o Centro Internacional de Estudos do Método APAC – CIEMA. Nesse espaço, puderam aprender mais sobre o alcance global do método e as ações de capacitação oferecidas para a expansão das APACs no Brasil e no mundo. Os visitantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer o Memorial do Dr. Mário Ottoboni, fundador das APACs, uma homenagem ao seu legado.
Valdeci Ferreira, Diretor do CIEMA, expressou sua gratidão ao grupo, destacando a importância de parcerias como essa para o avanço da missão apaqueana. “O envolvimento de líderes empresariais que acreditam no poder da recuperação humana é fundamental para que o método continue crescendo, impactando vidas e transformando o sistema prisional”, afirmou.
A visita não só consolidou laços entre a FBAC e o setor empresarial, como também demonstrou o poder transformador da fé, do trabalho e da educação na ressocialização de milhares de pessoas. Com essa colaboração, a FBAC reforça a esperança de que, juntos, seja possível promover um futuro mais justo e humano para todos.
Presenças
Alexandre Di Miceli da Silveira
Angela Rita Franco Donaggio
Viviane Elias Moreira
Alexandra Milletny Olivares De Viana
Eumar José Olivares Delgado
Karla Assunção De Carvalho Emerenciano
José Gurgel Do Amaral Valente Filho
Patricia Godoy Oliveira
Ana Maria Siqueira Dantas
Ana Paula Malvestio
Carmen Sfeir Jacir
Letícia Amorim de Amaral Ruggiero
Geovana Maria Donella
Marilene Cristina de Souza Vita Meneghel

Comments are closed