Nesta segunda-feira(17), foi lançada de forma simbólica a pedra fundamental da ACAP (Associação de Proteção aos Condenados).  O propósito da instituição é recuperar os presos e reinseri-los na sociedade de forma digna. O complexo que está sendo construído, receberá presos do regime fechado, aberto e semi aberto.

“A importância é a reinserção social, a recuperação dele, para que não haja reincidência. Os índices e reincidência na APAC é de 15%, no sistema tradicional é de 80 a 85%. Então esse é um trabalho que precisa ser implantado de forma definitiva e efetiva na cidade”, afirma José Levir – Presidente da APAC.

A obra já está em sua segunda fase, segundo o presidente da APAC, e o andamento depende da captação de recursos “A primeira fase foi a construção dos muros, que são de medidas específicas, padrão, então ele tem um custo muito alto, nós fechamos 8 mil metros de área, e agora estamos iniciando a construção dos 3 sistemas, fechado, semi aberto e aberto”.

As APAC’s possuem unidades 39 unidades ativas em Minas Gerais e  49 no Brasil, e para fiscalizar e congregar as unidades, a FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência Aos Condenados), tem papel fundamental. No lançamento da pedra fundamental da unidade de Divinópolis, esteve presente o Inspetor de Metodologia da Fraternidade, Alexandre Oliveira, que conta “A FBAC vê isso como a realização de um grande sonho, pois a APAC, já existe em Divinópolis a 30 anos, e somente hoje por causa da questão financeira, essa obra está se tornando realidade, já é uma APC que acompanhamos a muito tempo.”

Um dos responsáveis para que o projeto saísse do papel foi o Dr. Francisco de Assis Corrêa – Exmº Juiz de Direito. Ele ressalta a conscientização da sociedade divinopolitana, além da importância da obra, cuja a metodologia é reconhecida a nível internacional. Homenageado, o Juiz dará seu nome a um dos blocos da unidade.

 “Pra mim foi uma surpresa, e ao mesmo tempo maior a responsabilidade, acredito que essa homenagem é um síntese de todo o trabalho de todos os juízes que aqui atuam”. Conclui.

Fonte: G37.com.br

Categories:

Tags:

Comments are closed

SITE TEMPORÁRIO: Nosso site está em processo de migração e melhorias.

Se quiser ser avisado das novidades insira seus dados aqui:

X