Em uma iniciativa inédita, a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), juntamente com o Programa Novos Rumos do TJMG, realizou, nas dependências do Centro de Reintegração Social da APAC de Santa Luzia/MG, de 05 a 10 de maio de 2014, o Curso de Liderança para Recuperandos – 1º Módulo.
Participaram do curso 49 recuperandos de 24 APACs: Arcos, Campo Belo, Caratinga, Canápolis, Conselheiro Lafaiete, Frutal, Inhapim, Itaúna, Januária, Lagoa da Prata, Manhuaçu, Minas Novas, Nova Lima, Paracatu, Passos, Patrocinio, Perdões, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santa Maria do Suaçuí, São João del Rei, Sete Lagoas e Viçosa, de Minas Gerais, e Cachoeiro de Itapemirim, do Espírito Santo.
Os pronunciamentos de abertura foram feitos pelo diretor executivo da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira, pelo coordenador do Programa Novos Rumos do TJMG, juiz de Direito José Ricardo dos Santos Freitas Veras, pelo presidente da APAC de Santa Luzia Gustavo Salazar e pelo seu vice, sr. Hilton Ferreira, e pela voluntária Lauriene Queiroz.
Para o diretor executivo da FBAC, o curso nasceu de uma necessidade: o processo de consolidação das APACs existentes e a dificuldade em manter um processo de expansão e multiplicação das APACs. “A solução para os dois casos sempre esteve e sempre vai estar na mão dos recuperandos. Ao final dos dois módulos teremos uma lista de recuperandos de diferentes APACs. Recuperandos com a mente aberta para acolher o sofrimento daqueles demais companheiros que continuam cumprindo pena no sistema comum, em qualquer lugar do mundo. Recuperandos com um coração missionário.”
O coordenador do Programa Novos Rumos disse aos recuperandos que é importante que aqueles que estão cumprindo pena no sistema comum tenham a mesma oportunidade que os recuperandos estão tendo agora. “Nós precisamos que vocês fortaleçam as suas APACs, para que à partir do momento em que não mais cumprirem pena lá, passem a ser colaboradores, divulgadores, multiplicadores do Método APAC. Nós confiamos em vocês.”
Após a abertura do curso, os recuperandos de Santa Luzia apresentaram todos os setores de sua APAC aos demais recuperandos. Logo após o jantar e na sequência a primeira dinâmica do curso: Apresentação individual. Concluindo o dia, a reflexão “O filho pródigo” (Lc 15, 11-32).
O segundo dia do Curso de Lideranças para Recuperandos foi iniciado com a reflexão do Evangelho de São Marcos, Capítulo 2, Versículos 1 a 12 – “A Cura do Paralítico”. Os outros temas abordados foram Como nasceu a APAC e os elementos Participação da Comunidade e Recuperando Ajudando o Recuperando. Finalizando o dia, uma mesa redonda de discussões.
A reflexão do terceiro dia foi sobre o Evangelho de Lucas 19, 1-9: “Jesus visita Zaqueu”. Explicações sobre os aspectos práticos sobre os elementos A Religião e a Importância de se fazer a Experiência de Deus, O Educador Social e o Curso para a sua Formação, que contou com uma bela homenagem à querida D. Délcia, voluntária nas prisões há 26 anos, e Jurídico. Os cursistas ainda tiveram a oportunidade de aprender técnicas de falar em público e participar de mais uma mesa redonda.
A manhã do quarto dia de curso iniciou com uma dinâmica onde os recuperandos, em dupla, um com os olhos fechados como se fosse cego, e o outro com os olhos abertos a guiar o seu companheiro; uma preparação para a reflexão que viria a seguir, sobre o Evangelho de Marcos, Capítulo 10, Versículos 46-52, “O cego de Jericó”. Elementos abordados: Centro de Reintegração Social, Saúde, Valorização Humana, Família, Trabalho e Jornada de Libertação com Cristo. O voluntário Adilson Sousa ministrou a palestra sobre Gestão de Pessoas, e encerrando o dia, foi exibido o filme “Ensaio sobre a Cegueira”, baseado no livro de José Saramago.
Iniciamos o quinto e último dia de curso com um convite aos recuperandos para refletirem, em dupla, sobre o Evangelho de São Lucas, Capítulo 24, Versículos 13-35, “No caminho de Emaús”, e na sequencia compartilharem suas histórias de perdas. A história sobre a vida missionária de São Daniel Comboni foi contada pelo amigo Pe. Jorge Padovani. O restante do dia foi preenchido com uma gincana, que contou com provas sobre conhecimentos gerais e do Método APAC, cabo de guerra, dança, corrida, mímica, etc., fomentando o espírito de equipe e cooperação mútua nos participantes.
Em novembro, teremos o 2º módulo do Curso de Liderança para Recuperandos. Até lá, os cursistas realizarão várias tarefas que serão encaminhadas para análise aos membros da FBAC, que irão atuar como mentores dos futuros líderes das APACs.










Português









Comments are closed