O grupo Encantadores de Histórias da APAC de Itaúna, formado por recuperandos e ex-recuperandos, estiveram nesta última terça-feira dia 10, contando histórias de vida e testemunho na sede da Abraço em BH, que realiza o “Projeto Superação” com adolescentes com problemas ligados a uso abusivo de drogas e cumprimento de medidas sócio-educativas.
A tarde foi muito especial para os adolescentes e voluntários que estavam presentes, pois puderam ouvir e partilhar das histórias de vida e de superação dos recuperandos da APAC, que também tiveram uma trágica história de envolvimento com as drogas e o mundo do crime. Nos testemunhos e histórias reais, foram muito abertos e sinceros nesta questão do vício, deixando bem claro o caminho que as drogas conduzem, quando não é a morte, são anos atrás das grades, perdendo a melhor fase de suas vidas que é a juventude.
Com músicas e vídeos, as histórias envolveram a todos e deixaram um toque de reflexão sobre o que fazer da nossa liberdade e sobre a necessidade, não só das pessoas presas atrás das grades, mas também dos presos nos vícios, optarem não só por uma mudança de comportamento, mas principalmente de mentalidade.
Cada adolescente recebeu de presente um livro de autoria dos próprios recuperandos da APAC, chamado “O Segredo da Caixa”, uma bela história que faz parte do repertório desse grupo de contadores que há mais de 07 anos percorrem diversas cidades de Minas e outros estados como Rio e São Paulo, divulgando o poder curativo das histórias e o trabalho nobre de recuperação de pessoas condenadas realizado pela APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados.
Hoje, o grupo é formado por 10 recuperandos dos regimes fechado e semiaberto, e é coordenado pelo ex-recuperando Wellington Silva e dirigido pela servidora do TJMG e voluntária da APAC de Itaúna, Rosana Mont’Alverne que é também contadora de histórias profissional desde 1995.

Categories:

Comments are closed