No dia 28 de janeiro de 2026, a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) cumpriu uma importante agenda institucional ao receber a comitiva da iniciativa alemã Unternehmer in Bewegung (Empreendedores em Ação). O grupo, composto por empresários comprometidos com a responsabilidade social e o debate público construtivo, iniciou por Minas Gerais uma missão internacional para conhecer os impactos sociais da Metodologia na América Latina, apoiadas pela Sinngeber gGmbH.

O objetivo central da visita foi a imersão na Metodologia APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), reconhecida internacionalmente pela humanização da execução penal e pela eficácia na reintegração social. Durante a passagem pelo estado, os visitantes conheceram as unidades de Belo Horizonte e de Betim, onde puderam observar a aplicação prática dos 12 elementos fundamentais que sustentam o Método, como a participação da comunidade, o trabalho e a valorização humana.

Na APAC de Betim, a comitiva vivenciou a rotina da unidade, participando de um almoço com os recuperandos e visitando as instalações do Centro de Reintegração Social (CRS). A agenda incluiu ainda um mini workshop técnico sobre os fundamentos metodológicos e um painel de depoimentos com a participação de recuperandos e ex-recuperandos. O intercâmbio permitiu aos empresários compreenderem como a corresponsabilização e a disciplina, aliadas ao apoio psicossocial, resultam em uma taxa de reincidência criminal de apenas 13,9%.

A convergência de valores entre o setor privado alemão e a FBAC foi um dos pontos altos da visita. Para os membros do Unternehmer in Bewegung, a iniciativa privada deve exercer um papel protagonista na solução de problemas sociais complexos. Os visitantes puderam ver aqui uma prova de que a ação prática e humanizada pode transformar o futuro, ambientes que provam que o trabalho, a dignidade e o conhecimento são os pilares da verdadeira reforma humana.

A agenda em Minas Gerais foi encerrada com um jantar institucional que reuniu os visitantes e membros da diretoria e do conselho de administração da FBAC, incluindo a Diretor, Ari de Jesus, e o Diretor do CIEMA, Valdeci Ferreira. O encontro reforçou a importância do apoio internacional para a consolidação e expansão das APACs, que hoje já estão presentes em diversos países, adaptando-se a diferentes contextos culturais e legais.

Além do impacto humanitário, os dados econômicos do Método também despertaram o interesse da comitiva. O custo per capita de um recuperando na APAC representa uma gestão eficiente dos recursos públicos e sociais.

Após a imersão em solo mineiro, a delegação alemã seguiu para o Rio de Janeiro, de onde partirá para a Colômbia para dar continuidade ao mapeamento de projetos sociais. A visita reafirma o papel da FBAC como referência global em segurança pública e direitos humanos, construindo pontes entre a sociedade civil internacional e o sistema de justiça brasileiro para promover uma cultura de paz e restauração social.

Comitiva de Participantes: Anisa Fazli, Johannes Marcel Offergeld, Sven-Niklas Kurr, Liam Erbacher, Niklas Robin Leck, Leander Rudolf Czech, Christopher Markus Lüling, Daniel Ulrich Gödert, Daniel Bernd Vogler, Fabrice Zosso, Stephan Hundhausen, Lars Bergmann, Louise Schellengerg Dietrich, Marcus Maria Baum, Michael Stephan Röser Schröder, Moritz Michael Hard, Oliver Christian Matuschek, Tobias Julius Merckle, Kerstin Sylvia Maria Gödert Geb. Kohler e Thomas Lache.

Categories:

Comments are closed