Com participação de importantes autoridades, evento visou o fortalecimento do Método APAC no Estado.
De 28 a 30 de maio, foi realizado, em São Luís, o II Encontro de Gestores das APACs do Maranhão, representando um marco para o fortalecimento da humanização penal no Estado. O evento reuniu representantes da FBAC, das APACs em funcionamento no Maranhão, além de autoridades do sistema de justiça, parceiros institucionais e convidados.

A programação contou com painéis, rodas de conversa e palestras voltadas à gestão e padronização de processos internos em diversos setores, além da valorização do método APAC como modelo eficaz de ressocialização.
Também foram discutidos avanços importantes, como a ampliação das APACs no Maranhão, os desafios enfrentados na prática diária das unidades, e a contribuição de órgãos como o Conselho Penitenciário para o fortalecimento da metodologia.

O encontro contou com a presença de representantes da FBAC: a Diretora-Geral, Tatiana Faria; o Gerente de Treinamento, Marcelo Moutinho; a Gerente Administrativo; Rayanna Araújo; a Auxiliar Administrativo, Aline Alencar; o Inspetor de Metodologia, Jaílson Cruz, além de membros do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Governo do Estado, Conselho Penitenciário e da sociedade civil, demonstrando o comprometimento das instituições públicas locais com o Método APAC.
De acordo com a Gerente Administrativo da FBAC/MA, Rayanna Araújo, “o encontro foi um excelente momento de capacitação, alinhamentos, reflexões e construções de planos que visam o avanço do Método APAC no Maranhão como política pública de execução penal e reinserção social. Foi um momento ímpar para celebração de novas parcerias com outros órgãos”, completou.

Um dos momentos mais simbólicos do encontro foi a entrega de celulares e tablets às APACs e à FBAC, feita pelo Exmo. Juiz Dr. Douglas de Melo Martins, como parte de uma ação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária – CNPCP. Esses equipamentos serão utilizados para melhorar o monitoramento, a comunicação e a eficiência na rotina dos CRS.
“Saímos desse encontro mais fortalecidos, com novas metas e ainda mais motivados a seguir construindo um sistema prisional mais justo e eficaz”, concluiu Rayanna Araújo.












Português









Comments are closed