Com o Apoio do Programa Novos Rumos e do TJMG, a FBAC, Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, realizou o Curso para Encarregados de Segurança das APAC´s na comarca de frutal/MG. O curso foi realizado de 28 a 30 de setembro, sendo ministrado para 45 encarregados de segurança e 10 funcionários das FBAC. Vários temas foram abordados no encontro, entre eles, regulamento administrativo, modelo de padronização das APACs, reincidência nas APACs e formação para a correta maneira de fazer a apuração de faltas na APAC.
Segundo Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Executivo da FBAC, o objetivo deste curso é “colaborar para que os encarregados de segurança possam dar um passo para além das funções que lhes são pertinentes e contribuir para uma mudança de cultura nas APACs: mudar de uma cultura de prestação de serviços para uma cultura de resultados. Para isso é necessário um momento de reflexão, de compartilhar as experiências, de tomar conhecimento dos pontos de rupturas que estejam incidindo e contribuindo para a reincidência nas APACs e poder melhorar. Porém é também um momento de se encontrar e confraternizar. É um momento para todos saberem que não estão sozinhos em sua APAC, mas que estamos juntos, que somos uma grande família e temos o mesmo objetivo: a recuperação do preso e a proteção da sociedade.”
Para Igor Cristovan da Silva, da APAC de Perdões, este encontro “é muito especial, me está ajudando a compreender melhor meu papel na APAC, contribuindo para que eu possa trabalhar melhor e renovar minha equipe, levando mais entusiasmo e um melhor acompanhamento dos recuperandos.”
Gilmar Bento Dias, encarregado da APAC de Pirapora disse que “este encontro foi maravilhoso e o material que a FBAC está oferecendo para as APACs será precioso para corrigir erros que estão acontecendo e iniciar esta nova cultura que a FBAC está propondo para todos.”
Paula , encarregada de segurança da APAC de Frutal disse que “depois de aprender mais e adquirir um maior conhecimento, iremos aplicar melhor a metodologia APAC. Tenho certeza que os participantes deste encontro estão convencidos que devem ser fiéis à metodologia APAC e seguir as orientações da FBAC. Esta oportunidade está fazendo uma grande diferença para que possamos alinhar todas as APACs em torno de um mesmo objetivo que é a recuperação do indivíduo e a proteção da sociedade.”
Comments are closed