A convite do Bispo da Diocese de Divinópolis, Dom José Carlos de Souza Campos, a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, FBAC, está contribuíndo para a formação dos futuros diáconos. Diáconos são homens casados, que recebem o primeiro grau da ordem sacerdotal, para contribuir com a igreja no serviço aos necessitados, ou no serviço litúrgico.
Desta forma, os funcionários da FBAC, Ari de Jesus e Wellington Alves, participaram de um encontro na Sede da Diocese de Divinópolis no dia 22 de fevereiro. Além dos funcionários da FBAC, estavam presentes 32 candidatos ao diaconato e representantes do setor de educação e saúde. Dom José explicou o propósito da proposta: “Convidamos vocês aqui, representantes da Educação, da Saúde e do Cárcere. Aqui estão os candidatos ao diaconato em nossa diocese. Diáconos são servidores. Foram divididos em três grupos, conforme sua escolha pessoal. Um grupo irá compor a diaconia das escolas, outro a diaconia da saúde e outro a diaconia do cárcere. Vocês têm a missão de colaborar com estes candidatos ao diaconato para compreender a situação concreta de cada área e preparem um projeto concreto de atuação e acompanhamento de alguma instituição de nossa diocese. Agradecemos a sua presença. Estamos felizes e com muitas boas expectativas.”
Ari disse: “Eu e Wellington somos representantes da FBAC, que é a fraternidade das APACs. Estamos felizes por poder contribuir com a Diocese de Divinópolis. Dentro do conteúdo programático iremos ajudar os candidatos ao diaconato para se comprometer com o acompanhamento das prisões, seja no sistema comum, seja na APAC. Acreditamos que esta proposta de Dom José Carlos é muito ousada e importante para proporcionar uma séria assistência espiritual aos presos. Agradecemos pelo convite e nos colocamos a disposição para contribuir na formação dos futuros diáconos da Diocese de Divinópolis.”
Depois do encontro com todos os diáconos, Ari e Wellington dirigiram-se para uma sala com os 9 diáconos que compoem o grupo da diaconia do cárcere. Foi apresentado para eles um programa de formação, com um tema para cada mês, para que aprofundem a questão carcerária e possam desenvolver um projeto concreto. O conteúdo programático foi composto por quatro eixos: 1. Situação do cárcere no Brasil e no mundo; 2. Espiritualidade do Cárcere; 3. Diaconia do cárcere. 4. Estágio (experiência concreta) em um cárcere.
A Diocese de Divinópolis está localizada no Centro Meridional de Minas Gerais. Composta por 25 municípios, foi criada em 11 de julho de 1958, sendo desmembrada da Arquidioce de Belo Horizonate e da Diocese de Luz. Com uma população de 600 mil habitantes, há diversos presídios na diocese, além das APACs masculina e feminina de Itaúna, que já administram o Centro de Reintegração Social sem Polícia e a APAC de Divinópolis, que está em construção.
Comments are closed