Entre os dias 17 e 19 de setembro, a FBAC no Espírito Santo, esteve presente em duas importantes atividades para o desenvolvimento e ampliação da qualificação da APAC de Cachoeiro de Itapemirim. 

No dia 17 de setembro, a APAC de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, deu mais um passo importante em direção à capacitação e reintegração social dos recuperandos, com a realização da aula inaugural do Curso de Informática Básica do Instituto Federal do Espírito Santo. O evento, que foi realizado no IFES Campus Cachoeiro, contou com a presença do Secretário de Estado da Justiça, Rafael Rodrigo Pacheco Salaroli, o inspetor de Metodologia da FBAC, Gustavo Vargas, os Diretores da APAC, o Diretor Presidente, Ubaldo Luiz Batista,  a Diretora de Metodologia, Tânia Ribeiro Ladislau e o Gerente Geral, Caio Thadeu Jordão. Na oportunidade, o secretário Rafael Pacheco, destacou: “Temos que nos esforçar cada vez mais para devolvermos à sociedade um ser humano melhor do que aquele que entrou no sistema prisional por ter cometido um crime.”

Um momento significativo do evento foi o depoimento do recuperando T.F, que expressou sua gratidão ao IFES Campus Cachoeiro e aos parceiros envolvidos por proporcionarem essa oportunidade de capacitação. O IFES, parceiro de longa data da APAC, tem desempenhado um papel fundamental desde a introdução da metodologia apaqueana no município, reafirmando o compromisso com a inclusão social e a educação.

Além dos esforços voltados à capacitação dos recuperandos, a FBAC, representada pelo Inspetor de Metodologia Gustavo Vargas, tem atuado diretamente na consolidação da governança nas APACs do Espírito Santo. 

Nos dias 18 e 19 de setembro, Gustavo Vargas assessorou a implantação do Plano de Governança na APAC de Cachoeiro do Itapemirim. O objetivo é estabelecer uma nova cultura organizacional, orientada para resultados e alinhada ao modelo proposto pela FBAC, visando fortalecer as boas práticas de gestão da APAC, preservando a imagem da instituição, além de fortalecer o Método APAC no Espírito Santo, buscando atrair também novos parceiros.

Durante o treinamento de dois dias, Gustavo, apresentou o plano à equipe, com foco no eixo de planejamento. Em nota a reportagem da FBAC, Gustavo Vargas, ressalta que para chegar a esta cultura organizacional desejada, é preciso estabelecer as bases do modelo de governança proposto: “Consolidar os fluxos de processos de operação e gestão, implantar modelos de controle e indicadores, promover o desenvolvimento do modelo de gestão de pessoas, com estes passos dados é possível promover dentro da governança da APAC uma mudança cultural, e a mudança que buscamos é: sair de uma cultura de prestação de serviços para uma cultura de resultados.”’

Para o Gerente Geral, Caio Jordão, o treinamento é uma proposta que vai fazer a diferença, de modo que todos os setores possam ser exercidos de forma ainda mais profissional, gerando resultados eficientes e eficazes. “Ficou claro que o planejamento é apenas uma etapa, por isso. Certamente quando estivermos em conformidade, o nosso maior parceiro, que é o Estado, e até mesmo todos os envolvidos, recuperandos, sociedade, autoridades, entre outros, estarão nos olhando diferente, com mais credibilidade.”

Juliana Caires, Encarregada da APAC de Cachoeiro, participou do treinamento e expressou sua gratidão pela experiência enriquecedora e desafiadora, destacando a dedicação de Vargas em garantir o sucesso da metodologia APAC na região. 

Com esses avanços, a APAC de Cachoeiro de Itapemirim segue consolidando suas práticas de gestão, alinhadas aos princípios da FBAC, e reafirma seu compromisso com a recuperação dos recuperandos, proporcionando-lhes uma oportunidade real de reintegração social e uma nova chance de vida.

Categories:

Tags:

Comments are closed

SITE TEMPORÁRIO: Nosso site está em processo de migração e melhorias.

Se quiser ser avisado das novidades insira seus dados aqui:

X