De 28 a de abril a 02 de maio, a FBAC realizou uma visita institucional à Costa Rica, em comitiva formada pela Diretora-Geral da FBAC, Tatiana Faria; pelo Gerente de Relações Internacionais, Denio Marx; e pela Analista Internacional, Gabriela Meyer. Além de se reunirem com autoridades do país, a equipe visitou a APAC Costa Rica e realizou momentos formativos com os recuperandos.

Acompanhados pelo Diretor da APAC Costa Rica, Carlos Cunninghan, os representantes da FBAC foram recebidos pela Diretora Rocío Araya Rojas, do Instituto de Criminologia, órgão responsável pela administração prisional. Na ocasião, trataram de pautas como a elaboração de um plano operativo conjunto, alterações no convênio, criação de portarias específicas, processo de seleção dos privados de liberdade para a APAC, entre outros assuntos.
Nesse encontro, foi apresentado oficialmente o projeto Construindo Esperança, que oportunizará a colaboração estratégica da FBAC com os parceiros e governo local.

Na sequência das atividades, a equipe FBAC se reuniu com o Vice-Ministro, Carlos Arias Aguero e com o Diretor de Adaptação Social, Alexsander Bolaños, onde falaram sobre a APAC feminina, que se tornou uma grande pretensão de implantação pelas autoridades costa-riquenhas, que reconhecem os excelentes resultados de mais de 15 anos da APAC masculina no país.

A Costa Rica reafirmou sua intenção de que o sistema humanizado de cumprimento de pena proposto pela APAC possa contemplar também as mulheres privadas de liberdade. Nesse intuito, a FBAC visitou a prisão de Vilma Curling, local onde poderá ser instalada uma unidade APAC para até 50 mulheres.

“Esta visita foi muito positiva, principalmente com as autoridades, pudemos mais uma vez reafirmar nosso compromisso com a metodologia e discutir abertamente as necessidades da APAC em Costa Rica, fazer propostas e dar um passo significativo para a implementação da primeira APAC feminina a nível internacional”, destacou Denio Marx.

De acordo com a Diretora-Geral da FBAC, Tatiana Faria, “a visita foi de extrema relevância para que pudéssemos verificar in loco os inúmeros avanços conquistados pela APAC Costa Rica. Mesmo com muita distância geográfica, a equipe vai cumprindo as orientações da FBAC. Além disso, renovamos a esperança de ampliar o trabalho das APACs com a APAC feminina. Vale ressaltar que o sistema prisional é de fato complexo no mundo inteiro, com desafios e questões que variam de forma local, mas que tem muitos elementos comuns, que conjugados com a análise da legislação vigente no país, vão possibilitar a franca expansão das APACs.”, afirma.

A perspectiva é de que até novembro seja firmado um novo convênio com a APAC, abrangendo a APAC feminina, além de propiciar possibilidades de novos projetos financiados internacionalmente para a expansão e fortalecimento da APAC Costa Rica.

Categories:

Tags:

Comments are closed

SITE TEMPORÁRIO: Nosso site está em processo de migração e melhorias.

Se quiser ser avisado das novidades insira seus dados aqui:

X