A FBAC recebeu a visita de dois representantes da APAC de Portugal: Duarte Fonseca e Teresa Cardoso. Eles vieram para conhecer melhor a metodologia APAC, aplicada em Minas Gerais e descobrir formas para ampliar e melhorar sua atuação em seu país. Atualmente a APAC portuguesa realiza um trabalho no presídio comum e busca formas para iniciar uma iniciativa semelhante ao Brasil.
Nos primeiros dias visitaram algumas APACs e o Tribunal de Justiça de MG. No dia 10 de novembro juntaram-se a eles a senhora Cônsul de Portugal Joana Pinto Caliço, residente em Belo Horizonte. Foram acolhidos pelo Diretor Executivo da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira, pelo vice-presidente da AVSI Brasil, Jacopo Sabatiello, pelo gestor do Instituto Minas pela Paz, Maurilio Pedrosa, e pelo Presidente da APAC de Itaúna, Evangelista Lopes da Silva.
Juntamente com os parceiros, a FBAC pode dialogar com os portugueses, partilhar sobre a experiência das APACs no Brasil e sugerir ações concretas que visam a ampliação da metodologia em Portugal.
Durante a visita à APAC de Itaúna, a Cônsul portuguesa disse: “Eu não sabia que era possível uma experiência e metodologia como esta que vocês estão realizando aqui em Minas Gerais. Agradeço muitíssimo por vossa acolhida. Esperamos que também em Portugal encontremos caminhos para criar experiências como esta.”
Senhor Duarte ficou muito emocionado. Explicou que conheceu a APAC através de Valdeci há alguns anos atrás e que agora o sonho está se tornando realidade. Disse ele para os recuperandos: “Por causa de cada um de vocês que estão aqui se recuperando, esta iniciativa cruzou os mares e possibilita hoje que muitas outras pessoas tenham uma possibilidade de se recuperar. Obrigado por vosso trabalho. Continuem firmes. Obrigado por vosso trabalho e exemplo”.
Comments are closed