Em dezembro, à convite e expensas da entidade alemã Set Free, a FBAC viajou à Europa, com o objetivo de, entre outros, iniciar o processo de implementação do Método APAC na Alemanha.
Bélgica
No dia 10, a comitiva composta pelo diretor executivo Valdeci Ferreira, pelo gerente de metodologia Roberto Donizetti, e pelo inspetor de metodologia Eduardo Henrique, desembarcou em Bruxelas, sendo recepcionados pelo sr. Jan de Cock, dirigente da Within-Whithout-Walls, entidade que busca a humanização do sistema penitenciário em nível mundial.
Holanda
Em ‘s-Hertogenbosch, os representantes da FBAC tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho da Exodus, organização que desenvolve um projeto de apoio e orientação a infratores que se encontram em regime aberto.
Alemanha
Em Berlim, aconteceu um encontro promovido pela Set Free, por intermédio de Angelika Lang e Cornélia Schöllkopf, que reuniu mais de 30 pessoas interessadas em levar o Método APAC para o seu país. Na manhã seguinte, a equipe se reuniu com o diretor de um estabelecimento prisional para, além de tratar sobre o tema penitenciário na Alemanha, conhecer a estrutura de seu presídio, localizado nas redondezas de Berlim.
Em Munique, houve uma reunião estratégica com toda a equipe da Set Free, inclusive com um de seus dirigentes, que se encontra preso há mais de 15 anos, e demais colaboradores da instituição.
No dia seguinte, a equipe da FBAC juntamente com a Set Free, foi conhecer o trabalho realizado pela SeeHaus, entidade coordenada por Tobias Merckle, que desenvolve um programa voltado para jovens delinquentes, e que busca resgatar os valores familiares e trazê-los de volta à um vida digna.
Ao final, no dia 20 de dezembro a equipe da FBAC, Set Free e SeeHaus foram a Roma para uma audiência especial com o Papa Francisco, organizado pela Comunidade Papa João XXIII.

Comments are closed