Por iniciativa do Deputado Estadual Durval Ângelo, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais – através do Projeto Novos Rumos na Execução Penal, realizou, no dia 19/07, Audiência Pública na Comarca de Matias Barbosa, na Zona da Mata, objetivando a criação da APAC em mais um município mineiro.

Contando com a assistência de mais de 60 pessoas, e de diversas autoridades da região representando o Poder Judiciário, Executivo, Ministério Público, Conselho da Comunidade, Autoridades Policiais, OAB, Igrejas e diversas entidades civis, etc., os objetivos da Audiência Pública foram plenamente alcançados, concluindo com a formação de uma Comissão Provisória de Fundação da APAC.

 

Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos, esteve presente na solenidade representando o TJMG, oportunidade em que discorreu sobre os objetivos do Projeto Novos Rumos, e explanou os 12 Elementos Fundamentais do Método APAC. Também presente no evento, o Sr. Valdeci Antônio Ferreira – Diretor Executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, falou sobre a realidade do Sistema Prisional no mundo, e apresentou o Método APAC, não como uma solução, mas sim como uma alternativa viável ao sistema. O mesmo se fez acompanhar do Sr. Fabrício Antonio de Faria – recuperando do Regime Fechado da APAC de Itaúna, que emocionou a todos os presentes com o seu testemunho.

A equipe da FBAC, aproveitando a viagem para Matias Barbosa, passou por Conselheiro Lafaiete, com o objetivo de se encontrar com membros da diretoria daquela APAC e inspecionar as obras de adaptação de um antigo clube recreativo que se encontrava abandonado, para ali se instalar o CRSocial, onde irá funcionar os Regimes Fechado, Semi-aberto, trabalho intra – muros e Semi – aberto extra – muros.
Entusiasmado, o Padre José Maria – Presidente da APAC de Conselheiro Lafaiete, mostrou as dependências e apresentou à equipe da FBAC os planos para a concretização das obras, convênio de manutenção, treinamento da equipe de trabalho, etc.

 

 

 

Categories:

Comments are closed