Dra. Tatiana Flávia Faria de Souza, Gerente Jurídica e de Convênios da FBAC, representou a FBAC em Milão, na Itália, em dois eventos.

Segundo Dra. Tatiana, o primeiro ocorreu na Universidade Católica de Milão (Universita Cattolica del Sacro Cuore de Milano), com organização do Movimento Comunhão e Libertação, para apresentação da mostra “Do amor ninguém foge”, Dall´amore nessuno foge, que já foi exposta no Meeting de Rimini.

No período de 18 a 28/04 a mostra fica exposta no campus da Universidade, e no dia 20/04, houve encontro presencial, para apresentação da mostra, explicando a origem do título “Do amor ninguém foge”, e uma breve exposição sobre o que é a APAC, resultados alcançados, parcerias, e a metodologia utilizada para tanto.

Essa apresentação teve a participação Dra. Tatiana, da FBAC, Padre Claudio Burgio, sacerdote, católico e Presidente da Associazone Kayros onlus, que realiza um trabalho humanizador com os menores infratores, no presídio Beccaria di Milano, e Stefano Piatti. Ele é formado na Faculdade de Jurisprudência da Universidade Católica e já realiza trabalhos voluntários em presídios de Milão.

Stefano esteve no Brasil por três meses para conhecer a realidade das APACs, e neste encontro deu um testemunho belíssimo sobre essa experiência, ressaltando os resultados positivos alcançados pelo projeto no Brasil.

Dra. Tatiana participou também de outro evento, ocorrido no Centro Cultural de Milão, com o título “Di Giorno non ti colpisà il sole, né la luna di notte – Carceri: Incontiamo l´esperianza brasiliana delle apac”. O título faz referência ao salmo 121.

Além de Dra. Tatiana, participaram como debatedores Fábio Morlano, membro da Associação Encontro e Presença; Patrícia Colombo, da Cooperativa Homo Faber, os quais representam entidades que já trabalham nos presídios da Itália, com o propósito de humanização do cumprimento da pena no país.

O diretor do presídio Bollate, conhecido por seus reduzidos índices de reincidência, face às experiências humanizadoras já aplicadas, também esteve presente ao evento e deu seu testemunho sobre o interesse no trabalho da APAC.

Segundo Dra. Tatiana “já há projetos humanitários sendo aplicados na Itália, criando um solo fecundo para a implantação de APACs. Existe uma equipe muito mobilizada para o encontro com o preso na Itália. No entanto há várias dificuldades para implantação da metodologia, visto que existem muitos entraves burocráticos e legais que se espera superar. O país, a princípio, não permite que uma entidade privada administre prisão, com sede própria, sem polícia. Há que se estudar a legislação e encontrar maneiras de superar este desafio. Por outro lado há grande dificuldade sobre o elemento da espiritualidade por dois motivos: o primeiro diz respeito ao fato de que a Itália se configura como um Estado Laico, dificultando práticas de espiritualidade ou expressões religiosas nos presídios. O segundo diz respeito à forte presença do islamismo dentro das prisões, o que exigiria um diálogo e adaptação da metodologia a partir de um diálogo inter-religioso. A FBAC irá continuar acompanhando a Itália, acreditando que Deus irá abrir portas para a implantação da APAC naquele país.”

    

Categories:

Tags:

Comments are closed

SITE TEMPORÁRIO: Nosso site está em processo de migração e melhorias.

Se quiser ser avisado das novidades insira seus dados aqui:

X