No dia 11 de novembro, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de São José dos Campos, Dr. Mário Ottoboni – o criador do Método APAC, recebeu a Medalha “Mérito Municipal”, por haver administrado o primeiro presídio a nivel mundial sem o concurso de policiais civis ou militares ou agentes penitenciários, e por ter criado a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, em 1972, em São José dos Campos/SP. A iniciativa foi da presidente da Câmara Municipal Amélia Naomi, que compôs a mesa juntamente com Valdeci Antonio Ferreira – diretor executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Antônio Carlos de Jesus Fuzzato – presidente da APAC e da Câmara Municipal de São João del Rei/MG, Dorestela Medina – representando o presidente da Prison Fellowship International (PFI) Timothy Khoo, Luiz Cândido – presidente da Urbam e representante do prefeito de São José dos Campos, Silvia Dias – presidente da OAB 36ª Subseção de São José dos CamposFelipe Cury – presidente da ACI, Silvestre Moutinho Baltar – Diretor do Centro de Detenção Provisória de Mogi das Cruzes, Silvio Marques Neto – desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, além do próprio agraciado.

Em sua fala, o diretor executivo da FBAC relatou que “seguindo o exemplo de Mário Ottoboni, eu me tornei um discípulo da APAC, continuo discípulo da APAC, e quero morrer como discípulo da APAC. A semente que foi plantada em São José dos Campos foi uma semente de altíssima qualidade, e pela graça de Deus e pelas mãos daqueles que tiveram a ousadia de semeá-la em tantas partes do Brasil e do mundo, essa semente fecundou e tantas APACs hoje estão se multiplicando.” Exaltou ainda a importância da volta da APAC de São José dos Campos – a APAC Mãe, “experiência que durante mais de 25 anos funcionou nesta cidade, e que foi exemplo para o Brasil e para o mundo.”

Várias homenagens foram prestadas por familiares, amigos, admiradores e antigos companheiros de trabalho da Câmara Municipal. Dorestela Medina, representante da Prison Fellowship International (órgão consultivo da ONU para assuntos penitenciários) leu uma carta redigida pelo presidente da entidade, Timothy Khoo, em que afirma que “foi com muita alegria que recebemos a notícia sobre a prestigiosa condecoração que lhe foi concedida pelo Município de São José dos Campos. É muitíssimo merecida pela elevadíssima contribuição dada por ti e pelo grupo da APAC ao Município, à sua amada Pátria, à toda a América Latina, e ao mundo inteiro.” Também houve a apresentação do Coral da APAC de Nova Lima, formado por seus recuperandos.

Finalizando, o homenageado, iniciou seu discurso dizendo que “há momentos na vida em que nós estamos de pé e nossa alma está de joelhos, e é assim que me sinto nesse momento”. Como foi emocionante poder ouvir o relato de toda uma vida de luta, trabalho, dedicação e bondade deste homem único. Que Deus, na sua infinita misericórdia, possa nos conceder a honra e o privilégio de desfrutarmos, por muitos e muitos anos ainda, da presença de Mário Ottoboni.  

Estiveram presentes na cerimônia, representantes das APACs de Campo Belo, Perdões, Nova Lima, Ituiutaba, Frutal, Itaúna, Minas Novas, Sete Lagoas, Tupaciguara, São João del Rei e Alfenas.

 

{phocagallery view=category|categoryid=14|
limitstart=0|limitcount=200|detail=3|overlib=0|
displayname=0|displaydetail=0|imageshadow=none|displaydownload=0|bordercolor=transparent|bordercolorhover=transparent|bgcolor=transparent|bgcolorhover=transparent|imagebgcolor=transparent}

 

Categories:

Tags:

Comments are closed