Na manhã desta terça-feira, 28, Dom José Carlos recebeu, em sua residência, o Dr. Mário Ottoboni, fundador da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). Dr. Mário esteve acompanhado de Valdeci Antônio, natural de Itaúna e Diretor Executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FEBAC); e de Roberto Donizete, Gerente de Metodologia da APAC. Quem também acolheu o Dr. Mário foi o Dom Gil, arcebispo de Juiz de Fora.

A APAC nasce em 1972, na cidade de São José dos Campos – SP, através de um grupo de voluntários cristãos, sob a liderança do advogado e jornalista Dr. Mário Ottoboni, no presídio Humaitá, para evangelizar e dar apoio moral aos presos. A inexperiência no mundo do crime, das drogas e das prisões proporcionou a criação de uma experiência revolucionária. A sigla significava Amando o Próximo Amarás a Cristo.

No ano de 1974, a equipe que constituía a Pastoral Penitenciária, concluiu que somente uma entidade juridicamente organizada seria capaz de enfrentar as dificuldades e as vicissitudes que permeavam o dia a dia do presídio e assim foi instituída a APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, uma entidade jurídica sem fins lucrativos, com o objetivo de auxiliar a Justiça na execução da pena, recuperando o preso, protegendo a sociedade socorrendo as vítimas e promovendo a Justiça restaurativa.

Portanto, a APAC (Associação de Assistência aos Condenados), entidade juridicamente constituída, amapara o trabalho da APAC (Amando o Próximo, Amarás a Cristo), Pastoral Penitenciária, e também de outras Igrejas Cristãs junto aos condenados, respeitando, pois, a crença de cada um, de acordo com as normas internacionais e nacionais sobre direitos humanos.

Uma ampara a outra, apesar de distintas. É a jurídica que garante a espiritual, e a espritual, a jurídica. Ambas têm a mesma finalidade: ajudar o condenado a se recuperar e se reintegrar no convívio social.

Atualmente, no Brasil, existem 50 APACs em funcionamento, sendo quem duas deles estão em Itaúna, uma masculina e outra feminina, sendo referências em todo o país.

A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados – FBAC é uma Associação Civil de Direito Privado sem fins lucrativos que tem a missão de congregar a manter a unidade de propósitos das suas filiadas e assessorar as APACs do exterior.

Mantém ainda a tarefa de orientar, zelar e fiscalizar a correta aplicação da metodologia e ministrar cursos e treinamentos para funcionários, voluntários, recuperandos e autoridades de modo a consolidar as APACs existencias e contribuir para a expansão e multiplicação de novas APACs.

Fonte: Diocese de Divinópolis

Categories:

Tags:

Comments are closed

SITE TEMPORÁRIO: Nosso site está em processo de migração e melhorias.

Se quiser ser avisado das novidades insira seus dados aqui:

X