Entre os dias 20 e 22 de setembro, o Diretor do CIEMA, Valdeci Antônio Ferreira, participou de um encontro da Prison Fellowship International – PFI, órgão consultivo da ONU para questões penitenciárias.

O objetivo da reunião foi apresentar conselhos e soluções para os problemas globais que afetam as comunidades com as quais a PFI trabalha, que atualmente estão em 118 países. Tendo em vista o papel expressivo das APACs no sistema prisional e como referência do Brasil para o ministério voltado às prisões, Valdeci faz parte do conselho da PFI há mais de 2 anos, sendo realizados encontros virtuais de 4 em 4 meses. Esse foi o primeiro encontro presencial desde sua constituição e participaram outros países, tais como Alemanha, Nigéria, Malawi, Austrália e Colômbia.

No primeiro dia, terça-feira (20/09) foi feita uma visita à prisão de Nairóbi, capital do Quênia, para conhecer a unidade, assim como participar de uma graduação do programa “A Viagem do Prisioneiro”, concluída por formandos da unidade.

No segundo e terceiro dias foram debatidos temas diversos relativos aos desafios que os ministérios nacionais, filiados a PFI, enfrentam em suas regiões, como, por exemplo: a questão do trabalho prisional em contextos restritivos; como as igrejas podem contribuir e melhorar seu engajamento nas atividades propostas; e como os ministérios nacionais podem medir a qualidade do trabalho prisional desenvolvido nas prisões.

Também foi falado sobre programas “Justiça Restaurativa” e “Teoria da Mudança”, da Prison Fellowship, e da forma pela qual esses programas complementam os outros programas já estabelecidos: “A Viagem do Prisioneiro”, a “Árvore de Sicômoro” e o “Caminho da Promessa”; todos eles almejando promover a justiça restaurativa nas prisões.

No fim do último dia, aconteceu um encontro dos conselheiros com a diretoria da Prison Fellowship a fim de apresentar as reflexões realizadas e as propostas de solução sugeridas, encerrando o evento com um jantar.

A FBAC se orgulha de poder participar de um grupo tão seleto e dedicado ao trabalho com os prisioneiros e espera poder contribuir cada vez mais para que mais pessoas possam ser resgatadas e recuperadas rumo a um mundo mais seguro, inclusivo e fraterno.

Categories:

Tags:

Comments are closed

SITE TEMPORÁRIO: Nosso site está em processo de migração e melhorias.

Se quiser ser avisado das novidades insira seus dados aqui:

X