O Diretor Geral das Prisões da República de Moçambique, Dr. Eduardo Mussanhane liderou uma comitiva de autoridades daquele país em visita à
APAC Nova Lima, na sexta-feira, dia 20/05/2011. Ele estava acompanhado do Dr. Luiz Cezerillo, assessor do Ministério da Justiça moçambicano e da Dra. Paula Muchine, jurista responsável pelas medidas e penas alternativas. Acompanharam a delegação o Dr. Saulo Rodrigues de Morais, Coordenador do Programa de Reintegração Social dos Egressos do Sistema Prisional e a jornalista Bruna Alves Mendes, ambos da Secretaria Estadual de Defesa Social. Eles foram recebidos pelo vice-presidente da APAC Nova Lima, César Santos e conheceram todas as instalações dos regimes fechado, semiaberto e aberto com explicações e apresentações dos recuperandos.
Para o Dr. Mussanhane, a aposta na recuperação social dos apenados é uma exigência da cidadania e cada um deve ser responsável pelo caminho a ser trilhado para a reintegração à comunidade, com o devido apoio legal e com a orientação necessária. Ele disse ter vislumbrado essa possibilidade na APAC e que vai levar a seu país a experiência vivida para incentivar ações semelhantes. Ele disse que viu em cada recuperando a vontade de mudar para melhor é que essa é uma grande lição.
Uma equipe da Rede Minas de Televisão acompanhou e registrou a visita, levando ao ar, ainda no dia 20 uma extensa reportagem sobre a APAC NOVA LIMA, com depoimentos de recuperandos dos três regimes.
Comments are closed