No dia 6 de outubro, a FBAC realizou na APAC de Betim a Aula Magna de inauguração do curso de Pós-graduação “APAC: Teoria, Método e Disposições Legais”, oferecido pela PUC Minas, em parceria com a FBAC. Essa é uma Pós inédita no país e representa um marco histórico, inserindo oficialmente o Método APAC no ambiente acadêmico e ampliando as possibilidades de formação e pesquisa sobre o sistema prisional humanizado.

O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes de instituições parceiras do movimento apaqueano, reunindo nomes que contribuem para o fortalecimento e a expansão do Método. Compuseram a mesa de honra o Presidente do TCE-MG, Durval Ângelo; representando o Presidente do TJMG, o Desembargador Antônio Carlos Cruvinel; a Diretora-geral da FBAC, Tatiana Faria; o Diretor do CIEMA, Valdeci Ferreira; a Diretora da Faculdade Mineira de Direito, Wilba Lúcia Maia Bernardes; a Coordenadora da Pós-graduação Método APAC, Lívia Gouvêa; o Coordenador da Pós-graduação Método APAC, Dimas Antônio; a professora da Pós-graduação Método APAC, Carolina Resende; a Presidente da APAC de Betim, Renata de Bessa Rachid Diniz; o Prefeito de Betim, Heron Domingues Guimarães; Vice-prefeita de Betim, Cleusa Bernadeth Lara.

A professora Tatiana Faria, diretora-geral da FBAC, expressou sua satisfação e sentimento de realização ao integrar o corpo docente da Pós-graduação, ressaltando a importância de poder aprofundar o estudo técnico e teórico do método. Já o diretor do CIEMA, Valdeci Ferreira, destacou sua gratidão a todos os envolvidos na concretização desse projeto, fruto de anos de dedicação e parcerias em prol da expansão da metodologia apaqueana.

Houve ainda um momento de emoção com a fala da professora Carolina Resende, que relembrou a trajetória de seu pai, Thomáz de Aquino Resende, reconhecendo sua contribuição fundamental para o desenvolvimento e a consolidação das APACs em Minas Gerais e no Brasil.

Encerrando o evento, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Durval Ângelo, proferiu a Aula Magna. Em sua exposição, o palestrante destacou a relevância histórica e simbólica do momento: o ingresso do Método APAC no meio acadêmico. Ele também mencionou sua obra “Os Tribunais de Contas e a Efetividade dos Direitos Humanos”, na qual apresenta onze achados que comprovam a eficiência do Método APAC e sua superioridade em relação ao sistema prisional convencional.

As APACs recuperam mais que o sistema convencional”, afirmou Durval, reforçando o compromisso dos Tribunais de Contas com a promoção de políticas públicas baseadas em evidências e resultados concretos.

O lançamento da Pós-graduação representa um marco na história do movimento apaqueano, consolidando a integração entre a academia, o poder público e a sociedade civil. A iniciativa simboliza um avanço na produção e disseminação de conhecimento científico sobre o Método APAC, ampliando sua credibilidade, alcance e impacto na construção de um sistema penal mais humano e eficiente.

Parceria institucional
A PUC Minas, reconhecida pela excelência acadêmica e compromisso social, e a FBAC, entidade responsável pela coordenação e difusão do Método APAC no Brasil e no exterior, consolidam com esta Pós-graduação uma parceria estratégica voltada à formação de profissionais, pesquisadores e gestores comprometidos com a transformação do sistema de justiça. A iniciativa reforça o papel da FBAC como referência técnica e científica no campo da execução penal humanizada e marca um importante passo na integração entre prática e teoria na construção de políticas públicas eficazes e restaurativas.

Categories:

Comments are closed

SITE TEMPORÁRIO: Nosso site está em processo de migração e melhorias.

Se quiser ser avisado das novidades insira seus dados aqui:

X