No período de 13 a 16 de agosto a Assessoria de Planejamento e Projetos da SEJU, que está coordenando trabalhos para implantação de APACs, esteve em quatro municípios paranaenses – Loanda, Londrina, Lapa e Ponta Grossa – participando de audiências públicas para explanar e discutir esse modelo de gestão prisional. O resultado das viagens foi a formação de diretorias de APACS em Loanda, Lapa e Ponta Grossa, o que significa que nessas localidades as lideranças comunitárias já estão organizadas para implementar o novo modelo.
Em Loanda a Audiência foi na segunda (13), na Casa da Amizade, Anfiteatro do Rotary Club; em Londrina aconteceu na terça (14), na Vara de Execuções Penais da cidade; na Lapa foi realizada na quarta (15), no Teatro São João; e em Ponta Grossa, quinta (16), na Sede da OAB – Subseção Ponta Grossa. A Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, esteve presente nas três últimas audiências.
As audiências dão continuidade ao Pacto Movimento Mãos Amigas pela Paz, assinado pelo Governador Beto Richa dia 27 de abril, numa conjugação de esforços dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e de três instituições essenciais da Justiça no Estado (Ministério e Defensoria Pública e OAB/PR). As audiências tiveram por objetivo fazer com que a sociedade, dirigentes e representantes de entidades comunitárias se mobilizassem para conhecer e opinar sobre o método APAC, possibilitando a implantação dessas Associações.
Clique aqui e confira a matéria na íntegra.
Comments are closed