Iniciando em março, APACs começam curso para voluntários
Segundo Dr. Mário Ottoboni, a APAC não é a solução para o problema prisional. Também não é um modelo pronto e acabado. A APAC é fruto da sociedade civil que se organiza para enfrentar o problema penitenciário. Dr. Mário e seus discípulos perceberam que não bastava prender o criminoso, pois um dia ele retornaria para a sociedade. Por isso era preciso oferecer ao condenado as possibilidades para recuperar-se. Desta forma surgiu a APAC, uma prisão sem polícia, baseada no amor, na disciplina e na confiança, onde todos trabalham, estudam e são valorizados, para que possam recuperar-se e tornarem-se cidadãos, parceiros na democracia que vivemos.
Dr. Mário Ottoboni, além de fundar a APAC, idealizou seu método, composto por 12 elementos fundamentais, que se forem aplicados harmoniosamente, possibilitará ao condenado cumprir sua pena com dignidade, mudando de comportamento e de mentalidade, para assumir novos paradigmas em sua vida.
Dr. Mário inseriu como um dos 12 elementos: “O voluntário e o curso para sua formação”. Era muito claro para o fundador da APAC, que o amor que o voluntário dedica ao recuperando é poderoso no processo de sua recuperação. Porém era claro também que se esse voluntário não conhecesse a história da APAC, bem como a metodologia APAC e a psicologia do preso, entre outros temas, este voluntário não poderia realizar um bom apostolado ao lado daqueles que estão privados de liberdade.
O Curso para voluntários acontece de março até junho, pelos sábados. São momentos profundos de estudo, partilha, reflexão e aprendizado para aqueles que querem dedicar seu tempo e conhecimento no serviço aos recuperandos e seus familiares.
Dr. Mário, antes de falecer deixou uma mensagem para todos os voluntários das APACs: “Aos que esquecem de si, para servir aos infortunados, a todos os apaqueanos, embaixadores de minha’alma e de meu ideal. Vocês serão companheiros que eu amarei para sempre.”
Participe do curso de voluntários. Procure a APAC que está mais próxima de onde você reside.










Português









Comments are closed