Na última sexta-feira, 22, a APAC de Itaúna participou do Festival da Canção Prisional – FESTIPRI 2017, realizado no auditório JK da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Foi com muita satisfação e alegria, que o recuperando M.A.T., de 30 anos, apresentou a música “Amada Minha”, em ritmo de rap, de sua própria autoria.
A composição falou sobre a “mais desejada de todos que estão atrás da grade”: a liberdade. O recuperando contou um pouco sobre como foi participar deste evento: “Foi um momento único poder cantar neste festival e mostrar a música que eu mesmo fiz. É muito importante estes eventos para quem está privado de liberdade, pois nos incentiva e é a oportunidade de mostrar que somos capazes algo melhor”, comentou M.A.T..
A APAC de Itaúna foi a única representante das APACs de Minas Gerais e ganhou o troféu de participação.
FESTIPRI
O Festival da Canção Prisional “Refletir para humanizar por intermédio da musicalidade” é uma realização da Secretaria de Estado de Administração Prisional e a Subsecretaria de Humanização do Atendimento, por meio da Diretoria de Ensino e Profissionalização.
O objetivo do evento é valorizar e contribuir para a reinserção social dos condenados; trabalhar a autoestima, o senso de responsabilidade, o comprometimento e a sensibilidade; além de sensibilizar os gestores públicos e civis para promover e apoiar ações de cidadania, como a descoberta de talentos na arte musical, o que contribui para melhoria da qualidade de vida e convivência humana no ambiente prisional.
Daiane Barbosa
APAC de Itaúna

Comments are closed