O modelo de Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) foi destaque da reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (CONSEJ), realizada nessa quarta-feira (11) na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
O encontro, presidido pelo Secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, e pela secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná e presidente do CONSEJ, Maria Tereza Uille Gomes, teve como objetivo discutir questões sobre a política de segurança pública nos diversos estados da Federação, especialmente assuntos relacionados à administração prisional. Estiveram presentes representantes do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Tocantins, Rio de Janeiro, Ceará, Mato Grosso, Alagoas, Amazonas, Maranhão, Pará e Paraíba.
Na manhã do dia 12, todos se dirigiram à cidade de Itaúna, para conhecer in loco a APAC que hoje é referência a nível internacional no que se refere à recuperação de presos. As autoridades foram recepcionadas pelo presidente da APAC Alexandre de Oliveira e pelo diretor executivo da FBAC, Valdeci Antonio Ferreira, que fez uma breve exposição de como anda a expansão das APACs no Brasil e no mundo. Logo em seguida, os secretários puderam conhecer todos os setores do CRS, esclarecer dúvidas e conversar com os recuperandos.
“A APAC é uma luz no fim do túnel, por isto queremos exportar este modelo para o nosso estado. Os custos reduzidos, o envolvimento com a comunidade e os resultados obtidos são fatores muito importantes para adotarmos esta metodologia de recuperação dos condenados”, comentou o Secretário Adjunto de Assuntos Penitenciários do Mato Grosso, Coronel Castro.











Português









Comments are closed