Entre os dias 13 a 16 de setembro, a APAC Masculina de São João del-Rei, juntamente com a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados – FBAC, promoveram a II Jornada de Libertação com Cristo.

Ao todo, 171 recuperandos participaram da jornada, que aborda o 12º elemento da metodologia APAC e que é um dos mais importantes e marcantes no processo de recuperação. O tema escolhido pela APAC SJDR para a Jornada foi “Coragem! Viver é um Desafio”. O tema levou em conta as tantas barreiras que encontramos na vida, mas que com fé e força é possível vencer. O tema ainda é referente a música “Viver é um desafio”, dos Racionais MCs, que usa linguagem próxima ao universo da maioria dos recuperandos e que mostra um lado cruel da vida do crime e em contrapartida as motivações para continuar vivendo de maneira digna. “É necessário sempre acreditar que o sonho é possível. Que o céu é o limite e você é imbatível. Que o tempo ruim vai passar é só uma fase e o sofrimento vai alimentar mais a sua coragem.” – Viver é um desafio (Racionais MCs.

Durante os quatro dias de jornada, os recuperandos ficaram imersos na palavra de Deus, em profunda reflexão. A jornada abordou desde a importância de Deus, da fé, do respeito ao próximo, até o reconhecimento e responsabilização dos atos. Valdeci Ferreira, Diretor Executivo da FBAC, foi um dos palestrantes, que encerrou a terceira noite de Jornada. Além dele, recebemos também outros representantes da FBAC, assim como funcionários da APAC de Pouso Alegre e da APAC de Manhuaçu. Funcionários da APAC SJDR também palestraram para os recuperandos, assim como padres e missionários que fazem trabalho voluntário na unidade.

Os 171 internos foram divididos em 14 grupos, que foram denominados com nomes de virtudes, como paz, amor, perseverança, bondade, liberdade, etc. Nos grupos eles debateram os assuntos das palestras e interagiram entre si. Recuperandos dos regimes fechado, semiaberto interno e externo participaram.

A II Jornada de Libertação com Cristo foi um momento ímpar para a APAC Masculina e também para os internos. O momento também serviu para reunir voluntários num mesmo propósito: a recuperação.

A jornada contou com a ajuda de movimentos de cursilhos, de representantes de igrejas católicas e evangélicas, de pais de funcionários, de professores da Escola Estadual Detetive Marco Antônio de Souza, além dos voluntários já atuantes da APAC SJDR. Além disso, recebemos mais de 40 cartazes e alavancas para a jornada, esses advindos de várias instituições, como escolas, APAE, CRAS, grupo de jovens, de congregações e igrejas, etc.

A próxima jornada a ser feita na APAC de São João del-Rei está prevista para acontecer na APAC Feminina, que terá sua 1º Jornada de Libertação com Cristo.

Categories:

Tags:

Comments are closed