Na sexta-feira, dia 09 de março, às 16h00, será inaugurada oficialmente a nova sede da unidade feminina da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) em São João del Rei.

A unidade feminina é administrada pela sociedade civil em parceria com o governo do Estado. Além de estar ligada a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) – órgão que gerencia todas as unidades apaqueanas no Brasil e que dá apoio às unidades internacionais. A Instituição foi a terceira a ser criada em Minas Gerais e no Brasil. Hoje, há 11  APACs femininas filiadas à FBAC no Brasil, sendo que 7 já administram o Centro de  Reintegração Social (CRS) e as demais estão se articulando para construir seus Centros e receber as recuperandas.  

A nova sede da APAC Feminina foi construída sem recursos públicos, apenas com recursos provenientes de prestações pecuniárias. Trata-se de um prédio  com 200 m² de área construída e capacidade para abrigar 80 recuperandas. O prédio dispõe de dormitórios separados por regime de cumprimento de pena, berçário, salas de aula, dormitórios de visita íntima, cozinha, refeitórios, bem como auditórios para reuniões. A obra teve duração de um ano e meio.

A APAC Feminina de São João del-Rei funciona desde 2011, porém a sede era alugada. O novo prédio da APAC Feminina foi construído numa parceria entre o Juiz da Execução Penal e a Diretoria da APAC. Vale ressaltar que toda mão de obra utilizada para a construção partiu da ação voluntária dos recuperandos da APAC Masculina de São João del-Rei.

Em agosto de 2017, durante o 8º Congresso das APACs, houve a inauguração do jardim da nova sede feminina. Agora, a inauguração será de toda a estrutura, que contará com a presença de todas as recuperandas e do corpo de funcionários. A mudança de prédio já está sendo feita. Além das recuperandas da APAC o prédio vai receber todas as presas que se encontram no presídio da cidade.

A APAC de São João é uma das APACs que se tornaram referência, e tem sido visitada por diversas comitivas do Brasil e do Exterior, interessadas em conhecer a metodologia APAC e o funcionamento da unidade de São João del-Rei.

SOBRE AS APACs DE SÃO JOÃO DEL-REI 

A APAC masculina de São João Del Rei foi inaugurada em 2008 e conta com mais de 4000 m² e capacidade para atendimento a 300 recuperandos nos regimes fechado, semiaberto e aberto. É presidida pelo Sr. Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, que também é o vice-diretor executivo da FBAC.  

A partir de 2011 iniciou-se a atuação da APAC Feminina, funcionando em um espaço alugado.

SOBRE A FBAC 

A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados – FBAC é uma Associação Civil de Direito Privado sem fins lucrativos que tem a missão congregar as APACs do Brasil e assessorar as APACs do exterior. Mantém ainda a tarefa de orientar, zelar e fiscalizar a correta aplicação da metodologia e ministrar cursos e treinamentos para funcionários, voluntários, recuperandos e autoridades de modo a consolidar as APACs existentes e contribuir para a expansão e multiplicação de novas unidades.

 

Categories:

Tags:

Comments are closed