Com o lema “Construindo nosso futuro – Jogo da Paz”, os times de futebol dos recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Santa Luzia e dos jovens da região do Nacional, que engloba cerca de nove bairros, em Contagem, realizaram um jogo amistoso, no último dia 2 de junho, sábado, na Apac local.
Há cerca de dois anos, a região do Nacional em Contagem, área de grande vulnerabilidade social, sofreu um toque de recolher de nove dias.
O fato chamou a atenção do escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Drogas e Crimes (UNODC), sendo que um dos projetos desenvolvidos é o Mérito Juvenil, voltado para jovens de 14 a 24 anos, onde uma de suas iniciativas é a promoção do esporte. Especificamente para a região de Contagem, a UNODC selecionou a Fundação AVSI para executar o projeto. A AVSI, parceira estratégica das Apacs, desde o começo de 2011, é uma ONG italiana de cooperação internacional, presente em 40 países. Por meio do Projeto Além dos Muros, promove o fortalecimento da gestão das unidades apaqueanas. Confira aqui a matéria sobre o evento, em destaque no site da Fundação AVSI.
O evento contou com a participação do coordenador do Programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça, desembargador Joaquim Alves de Andrade, que destacou o caráter inovador do encontro. “Acompanho a Apac de Santa Luzia desde os primeiros alicerces de sua fundação e fico feliz de constatar seu processo de solidificação e desenvolvimento, como a visita e entrosamento de diferentes segmentos sociais na unidade apaqueana” frisou o magistrado.
Para o diretor da AVSI em Minas Gerais, Gianfranco Commodaro, unir os dois projetos coordenados pela fundação italiana (Além dos Muros e Mérito Juvenil), por meio de um evento esportivo, é uma oportunidade para integração de duas comunidades que vivenciam a questão da violência e criminalidade. “Esse evento contribui na formação dos jovens, tanto do ambiente prisional, quanto o de vulnerabilidade social, para construírem seus futuros de forma mais consciente” completou o diretor italiano.
O gerente administrativo da Apac de Santa Luzia, Marcelo Moutinho, alertou os jovens jogadores do time da região do Nacional em Contagem, que o contato deles com uma prisão seja sempre e unicamente de promover congraçamentos.
Esteve presente também o gerente de projetos do Instituto Minas pela Paz (IMPP), Enéas Melo, outra entidade parceira das Apacs, que tem a missão de promover a capacitação profissional e formação educacional, por meio do sistema Sesi e Senai, e também o encaminhamento para emprego de recuperandos das Apacs e egressos do sistema prisional mineiro, que são contratados por empresas privadas coligadas à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).











Português









Comments are closed