As tardes de terça-feira estão sendo preenchidas com leitura, na APAC de Ituiutaba. A estudante de Pedagogia da FACIP/UFU, Karin Ferreira Borges, sob orientação da professora Mical Marcelino, tem promovido oficinas de leitura, com a frequência média de 60 recuperandos por encontro. Os encontros se organizam em rodas de conversa, metodologia cara às ações de Educação Popular, e versam sobre as leituras realizadas de modo compartilhado ou individual.
Embora o objetivo principal dos encontros seja a fruição da leitura literária, os materiais de leitura utilizados são os mais diversos: artigos especializados (médicos), contos, poesias, grandes obras da literatura brasileira, revistas, literatura de cordel. As oficinas fazem parte do projeto de pesquisa/extensão “Leitura encarcerada: uma flor de lótus na aprendizagem social e educativa”, em que se procura investigar quais os efeitos da prática da leitura numa perspectiva global, que inclui a leitura da palavra e, sobretudo, a leitura do mundo.
A aluna, pesquisadora, idealizadora e executora do projeto, entende que a literatura, enquanto elemento partícipe na formação do homem por confirmar a nossa condição humana, pode desempenhar um papel educativo e ser importante ferramenta na reconstrução de sujeitos em condição de risco social. Já foram realizados seis encontros, em que se percebe uma forte aceitação por parte do grupo. As oficinas vêm sendo marcadas por boas surpresas em relação ao acervo de leitura que os recuperandos já possuem e aos poucos vem conquistando até os mais calados ou aqueles que se autodenominavam como “poucos leitores”.
Para a direção da APAC, o projeto de leitura é muito importante para o processo de ressocialização dos recuperandos que estão em cumprimento de pena, pois visa ampliar os conhecimentos dos mesmos no processo ensino aprendizagem, diminuindo a ociosidade, proporcionado ao indivíduo a valorização humana, sendo assim, os objetivos proposto pela APAC Ituiutaba se concretizam: redução dos altos índices de criminalidade, sendo possível promover a justiça, recuperar o preso e proteger a sociedade.










Português









Comments are closed