Diante do caos em que vive o sistema prisional em todo o país, o Método APAC tem se tornado, a cada dia, a alternativa mais viável e com resultados mais positivos. Neste sentido, a APAC de Itaúna recebeu na quinta-feira (23), a visita da vice-governadora, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, e do secretário de Justiça e Cidadania, Hélio das Chagas Leitão Neto, do Estado do Ceará. 

Os visitantes foram recepcionados pelo diretor executivo da FBAC, Valdeci Ferreira, pelo juiz da Comarca de Itaúna, Paulo Antônio de Carvalho, e pela presidente da APAC de Itaúna, Lidia Vilela. Valdeci fez uma breve explanação acerca da metodologia, atual realidade e expansão das APACs, além de esclarecer as primeiras dúvidas levantadas. O juiz Paulo Antônio, vice-presidente do Conselho Deliberativo da FBAC, e que acompanha a APAC de Itaúna desde o seu nascedouro, 30 anos atrás, contou como tudo se iniciou, as grandes dificuldades encontradas, até chegar ao patamar em que se encontra hoje.

Em seguida, guiados pelos próprios recuperandos, puderam conhecer todas as dependências do Centro de Reintegração Social da APAC de Itaúna, almoçaram no refeitório do regime fechado juntamente com os recuperandos que, em seguida, abençoaram os visitantes.

A vice-governadora, extremamente emocionada, disse: “Eu vi um exemplo muito inspirador aqui, um exercício de cidadania. Coisas aqui implementadas como metodologia, deviam existir nas escolas, nos grupos sociais … Se existisse um tipo de funcionamento assim, com esses princípios, a forma como a responsabilidade é compartilhada, como cada um é chamado a fazer a parte que lhe cabe, nossa sociedade seria muito melhor. Eu espero, e é uma intenção nossa, que possamos levar esta semente tão valiosa para o nosso estado, e que esta possa se frutificar cada vez mais.” O secretário Hélio Leitão complementou, agradecendo aos recuperandos pela “verdadeira lição de vida”. Disse ainda que “a pessoa presa não pode perder sua dignidade, sua condição de gente, e como tal deve ser tratada.”

Após a visita à unidade masculina, foram conhecer a unidade feminina da APAC, e na sequência, se deslocaram até a sede da FBAC, para traçar o plano de implementação do Método APAC no Estado do Ceará.

Categories:

Tags:

Comments are closed