Na manhã dia 30 de junho, aconteceu o marco fundamental para construção da sede da Associação de Assistência e Proteção aos Condenados (APAC) de Alfenas, que será erguida em terreno doado pela Prefeitura. A área, com 1.105 metros quadrados, fica nas proximidades do presídio local e está localizada no Bairro Estrada Alfenas/Fama, s/n.º, Granja São Judas Tadeu.
Participaram do lançamento da pedra fundamental o prefeito, Maurilio Peloso; a presidente da APAC, Ana Luiza Pereira Wagner; o vice-prefeito, Décio Paulino; o defensor público Gustavo Corgosinho; o diretor do Presídio, José Roberto dos Reis Fernandes; o advogado Joselito de Souza além de secretários municipais e de voluntários da instituição.
Para o prefeito, “todas as esferas de governo devem unir esforços para dar condições para que as penas sejam cumpridas de forma humanizada”.
A presidente da APAC, Ana Luiza Pereira Wagner lembrou que hoje a Apac atende cerca de 50 condenados nas instalações que ficam no Jardim São Paulo e que “no novo espaço poderá atender aproximadamente 150 pessoas e abranger um número maior de voluntários”.
Já o advogado Joselito de Souza advertiu que ex – presidiários não conseguem emprego e que por isso ficam pedindo dinheiro. Para ele é preciso oferecer estudo e capacitação para que essas pessoas possam entrar no mercado de trabalho. Ele ainda garantiu que, na condição de um dos fundadores da Asena (Associação de Ensino Alfenense), vai colocar os cursos da entidade a disposição da Apac para ajudar estas pessoas.
A obra tem prazo de 730 dias para ser concluída com recursos da ordem deR$ 3.802.837,65 já orçados pelo Governo de Minas. O Governo Estadual liberou a primeira parte da verba para iniciar a construção do novo CRS, com capacidade para 120 recuperandos.

Comments are closed