Cerca de 30 recuperandos da APAC de Alfenas (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) estão participando, desde a semana passada, do Curso de Pedreiro de Alvenaria, promovido pelo sistema SESI/SENAC/FIEMG, em parceria com o Projeto Novos Rumos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Instituto Minas pela Paz, FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados) e APAC de Alfenas.
A aula inaugural aconteceu na própria sede da unidade e contou com a presença de recuperandos, funcionários, autoridades e representantes deste programa de profissionalização/Capacitação.
A mesa foi composta pelo presidente da APAC, José Eduardo Silvério; Secretária de Ação Social – Maria Idalina da Silva; Major Magela – representando a 18ª Companhia Independente de PM; Gerente de Projetos do Minas pela Paz – Enéas de Melo; Gerente do Sesi/Alfenas – Ailton Barbudo Soares; Instrutor de Curso José Geraldo de Oliveira Cruz; e pelo Consultor da Escola Móvel Sesi/Senac – Henrique D. Dutra.
Para o gerente do Minas pela Paz, Enéas de Melo, este curso vem atender uma demanda da própria APAC em sua expansão dentro do município. Ressaltando ainda que “o curso tem como objetivo promover a qualificação dos recuperandos, para sua inserção no mercado de trabalho e, consequentemente, reduzindo o índice de reincidência criminal”.
Para o instituto, a maior parte das reincidências criminais ocorre por falta de oportunidade de trabalho digna. Segundo ainda os representantes, mais de mil pessoas já foram inseridas no mercado de trabalho com este projeto. Mas, para tanto, é necessário que as empresas também colaborem e deem oportunidades a estes profissionais após o cumprimento da pena.
O curso tem duração de um mês, com carga horária total de 80 horas, de segunda a sexta-feira. Os recuperandos/alunos foram divididos em duas turmas – de manhã e tarde. Eles têm aulas teóricas e práticas e, ao término do curso, aqueles que forem aprovados, receberão certificado reconhecido pelo MEC.
Vale a pena ressaltar que o curso foi aberto também para a Comunidade, familiares e recuperandos do regime aberto.
DVDTeca Escolar
Na ocasião da aula inaugural do curso de pedreiro, o sistema SESI/SENAI/FIEMG e Instituto Minas pela Paz, formalizaram a entrega de uma DVDteca que reúne centenas de DVDs, um verdadeiro acervo que inclui documentários, entrevistas, reportagens etc, com aproximadamente 800 títulos diferentes, os quais poderá ser utilizado pelos recuperando da APAC Alfenas, como também pela comunidade escolar do Municipio.
Comments are closed