![]() |
Na última sexta-feira, 26 de setembro de 2025, a FBAC, representada pela Diretora-geral Tatiana Faria e por um dos membros do Conselho de Administração da FBAC, Dra. Ana Paula Carvalho, juntamente com o TJMG e a Sejusp-MG, esteve presente no Curso Oficial de Preparação à Carreira, evento de formação em execução penal dos novos Defensores Públicos, realizado pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (ESDEP).
Durante o evento, Tatiana apresentou a metodologia e os resultados do trabalho desenvolvido pela FBAC e pelas APACs na recuperação e ressocialização de pessoas. Já a Dra. Ana Paula compartilhou com os novos defensores suas experiências no trabalho desenvolvido com as APACs e na execução penal. Elas trouxeram à tona suas vivências e a importância do trabalho realizado pela FBAC no sistema penal, focando no impacto positivo do Método APAC, que tem sido uma solução inovadora no trato com a recuperação dos apenados.
O painel contou ainda com a participação do Coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Dr. Consuelo Silveira Neto, do Diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Leonardo Badaró e equipe Sejusp-MG. Juntos, abordaram questões relacionadas à execução penal e a importância das parcerias entre as instituições para a promoção de um sistema mais humanizado e eficiente.
![]() |
A palestra da FBAC, que foi ministrada em conjunto com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, teve como objetivo ampliar o conhecimento dos novos defensores sobre a metodologia APAC e como ela contribui para a reintegração dos recuperandos no sistema de justiça. Realizado no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDEP), proporcionou uma rica troca de experiências e aprendizado para todos os participantes.
De acordo com a Diretora-geral da FBAC, Tatiana Faria, “participar de um encontro de formação de novos defensores públicos é de muita relevância e acontece pela primeira vez na história da FBAC. Já temos uma tradição e expertise de participar de formação dos juízes, dos novos magistrados, mas defensores públicos é a primeira vez. Isso é de relevância imensa porque nós temos a oportunidade de disseminar a metodologia e o modelo de gestão APAC da forma que a FBAC orienta. E de fazer esse momento em conjunto com os nossos principais parceiros, com a SEJUSP, GMF e Tribunal de Justiça, para que nós possamos pautar esses profissionais, de modo que eles sejam incentivados, que eles percebam a seriedade e a relevância das APACs e sejam motivados, a apoiar, fomentar, incentivar nas comarcas onde eles vão trabalhar. Nosso trabalho é muito convergente com a missão da defensoria pública de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade, de promoção da pacificação social e sobretudo na promoção da dignidade humana”.
A participação ativa da FBAC nesse evento é uma demonstração do compromisso contínuo da instituição com a capacitação e sensibilização de profissionais do direito, reforçando a importância da metodologia APAC no contexto da justiça e do sistema penitenciário.



Comments are closed