Representada pela Pedagoga Maria Eduarda, a FBAC participou do III Fórum de Educação Prisional e Inserção Social (FNEPIS), realizado em Salvador/BA. Também esteve presente no Fórum o Inspetor de Metodologia Carlos Alberto, que participou de alguns painéis de apresentação. Com o objetivo de promover políticas públicas voltadas para a educação e inserção social de apenados, o Fórum traz à tona o debate sobre a especialização da educação no contexto prisional, incentivando a qualificação e valorização dos profissionais de educação e motivando indivíduos em privação de liberdade a desenvolverem habilidades por meio de atividades educativas e de capacitação.

De acordo com a Pedagoga Maria Eduarda Barbosa “a participação do Setor Educacional da FBAC no FNEPIS foi de extrema importância para o fortalecimento e aprimoramento das práticas educativas desenvolvidas nas APACs. O evento proporcionou um espaço rico de diálogo, atualização e troca de experiências com especialistas, pesquisadores, gestores e atores do sistema prisional e socioeducativo de todo o país. Os debates e as reflexões promovidas oferecem subsídios valiosos para o contínuo desenvolvimento das metodologias e ações educativas na FBAC.

As experiências compartilhadas e as propostas formuladas no FNEPIS reforçam o papel da educação como ferramenta transformadora dentro das unidades prisionais, apontando caminhos para fortalecer a inserção social das pessoas privadas de liberdade. Assim, o envolvimento ativo da FBAC nesses espaços de discussão fortalece nossa missão institucional, reafirma o compromisso com a humanização do sistema penal e amplia a capacidade de impactar positivamente a vida das pessoas assistidas pelas APACs.”

A FBAC acredita e investe na educação como instrumento para recuperação de pessoas e de transformação social, abrindo horizontes e possibilidades para que os recuperandos e recuperandas possam reconstruir suas histórias.

 

Categories:

Comments are closed