Voltado exclusivamente para recuperandas das APACs femininas de Minas Gerais e com foco na formação humana e técnica, o Projeto Libélula tem contribuído para empoderar mulheres. Fruto da parceria da FBAC com a AVSI Brasil, o projeto tem o intuito de promover a ressocialização qualificada, oferecendo capacitação e ferramentas para que as recuperandas assumam o protagonismo de suas próprias vidas.

“O Projeto Libélula tem sido um verdadeiro potencializador de atuação com as mulheres privadas de liberdade. Em 2024, a AVSI Brasil em parceria da FBAC, intensificou o desenvolvimento das atividades. E a partir dos espaços de escuta gerados pelo Projeto, identificamos importantes demandas de trabalho com as APACs Femininas.”,expõe Gabriela Consolaro, coordenadora do Projeto Libélula na AVSI Brasil.

De acordo com Déborah Amaral, gerente-geral da AVSI Brasil, “seguiremos buscando soluções e investimentos para continuar a oferecer formação que seja transformadora – tanto para nós, que atuamos na execução, quanto para as recuperandas, que são as beneficiárias diretas e nossa grande motivação.”

Segundo a diretora-geral da FBAC, Tatiana Faria: “As mulheres estão descobrindo as suas potencialidades, para serem grandes agentes de transformação de suas vidas, das comunidades de origem, das famílias. De forma que, dado o primeiro passo, quando estiverem em liberdade, também consigam ficar livres dos símbolos de aprisionamento, da violência que as atinge”, conclui.

Os ciclos formativos aconteceram entre os meses de fevereiro a dezembro nas quatro APACs contempladas. A cada ciclo formativo, foi realizada uma cerimônia de abertura, seguida das formações humana e técnica. Completada a carga horária dos cursos profissionalizantes, concluiu-se com a formatura das mulheres.

Categories:

Comments are closed