Seguindo todas as orientações de distanciamente social e cuidados diante da pandemia, a FBAC realizou o primeiro curso para recuperandas na APAC feminina de Belo Horizonte, dos dias 24 a 26 de agosto. O evento contou com a participação de 69 recuperandas e dos colaboradores da APAC, além de estudantes de medicina, que, atulmente, realizam trabalho de acompanhamento das recuperandas na APAC.

Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Geral da FBAC, coordenou a cerimônia de abertura. Estiveram presentes também, Dr. Marcelo Lucas Pereira, juiz da Comarca de Belo Horizonte, Dr. Marcelo José Gonçalves da Costa, presidente da APAC e Maurílio Leite Pedrosa, vice-presidente da APAC e coordenador do Instituto Minas pela Paz.

Dr. Marcelo José expressou sua alegria pela realização do evento: “Quero registrar minha felicidade porque hoje a APAC feminina de Belo Horizonte é uma realidade. Cuidamos de tudo com muito carinho para que fosse um espaço de recuperação para vocês recuperandas. Ótimo curso para vocês.”

“Estamos aqui diante de uma equipe da FBAC altamente qualificada. Escutem o que  eles irão falar para vocês. Estão aqui para ajudar. Obrigado Valdeci e equipe da FBAC por realizar este curso em nossa APAC.” Disse Dr. Marcelo Lucas. 

Maurílio Pedrosa disse para as recuperandas que a APAC é “uma casa de acolhida, que foi preparada com muito carinho e trabalho para receber as recuperandas e lhes proporcionar um ambiente propício para sua recuperação.”

Valdeci agradeceu a acolhida do juiz da Comarca, da direção da APAC, dos colaboradores e das recuperandas. Valdeci disse que a APAC de Belo Horizonte foi possível somente por causa de muitas mãos que não mediram esforços para que se tornasse realidade e a FBAC estava muito feliz por realizar este primeiro curso para as recuperandas.

 

A APAC FEMININA DE BELO HORIZONTE

O Centro de Reintegração Social da APAC Feminina de Belo Horizonte iniciou suas atividades oficialmente nesta terça-feira, 12 de maio de 2020, ao acolher as cinco primeiras recuperandas, que, apesar de serem de Belo Horizonte, encontravam-se cumprindo pena nas APACs de Itaúna e Rio Piracicaba.

Primeira APAC feminina em uma capital, com capacidade para acolher 150 recuperandas, nos diferentes regimes de cumprimento de pena, APAC irá receber as recuperandas, gradativamente, por alguns meses, até que atinja sua capacidade máxima.

O prédio, cedido pela Prefeitura de Belo Horizonte, foi totalmente reformado e adaptado com recursos de Penas Pecuniárias do Tribunal de Justiça (TJMG). Destaca-se o grande esforço de Dr. Luiz Carlos e Dr. Tomaz de Aquino para que a APAC se tornasse realidade.

 

O CURSO DO MÉTODO APAC 
O Curso do Método APAC para recuperandas visa capacitar as recuperandas sobre a metodologia utilizada na APAC. Desta forma, as próprias recuperandas serão formadoras de outras recuperandas. Realizado uma vez por ano, o curso aborda vários temas: História das APACs; Expansão das APACs em MG; Expansão das APACs no Brasil e no mundo; 12 elementos do Método APAC; Regulamentos e normas da APAC; Procedimentos utilizados na APAC; papel dos recuperandos na APAC, entre outros.

 

 

Categories:

Tags:

Comments are closed

SITE TEMPORÁRIO: Nosso site está em processo de migração e melhorias.

Se quiser ser avisado das novidades insira seus dados aqui:

X