Desde o dia 27 de abril de 2020, a APAC feminina de Pouso Alegre, em parceria com o SESC – Serviço Social do Comércio -, Instituto Minas Pela Paz, Brazil Foundation, FBAC e TJMG, iniciou a produção de máscaras, realizada elas recuperandas, em suas instalações.

Além da APAC de Pouso Alegre, as APACs feminina de Conselheiro Lafaiete e as masculinas de Santa Luzia, Campo Belo, São João del Rei, Manhuaçu e Caratinga, também produzem cerca de 200.000 mascaras no total, sendo que, 100.000 dessas máscaras, retornam ao SESC para que a instituição possa repassar à seus funcionários e também destinarem à doações. Com o apio da Brazil Foundation, o Minas pela Paz potencializou a produção das máscaras, permitindo que as APACs ficassem com um número maior de máscaras produzidas para serem doadas aos seus parceiros institucionais e também comercializarem parte da produção.

A APAC de Pouso Alegre produziu cerca de 25.000 máscaras, que, além das 14.500 encaminhadas para o SESC, começaram a ser doadas para parceiros institucionais, tais como: Mosteiro Padre Mário, Asilo Auxiliadora, Betânia e Madriguel, Pastoral e Centro Pop de Apoio a Moradores de Rua, Entidades de Apoio a Pacientes com Câncer – Lencinho com Carinho e Bem-Viver, CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social de Pouso Alegre e a Companhia de Jesus – Jesuítas de São Paulo..

Com o estímulo à produção de máscaras, pretendemos estimular as recuperandas e potencializar o trabalho e a oficina de costura na APAC, possibilitando que as internas se profissionalizem, e a APAC encontre estímulos para estarem integrados à comunidade, favorecendo para sua imagem junto a população. Com a doação das máscaras produzidas á instituições das comunidades onde a APAC está inserida, entendemos que serão criadas novas oportunidades para uma efetiva inclusão do público prisional.

Eneas Mello, Instituto Minas pela paz

Categories:

Tags:

Comments are closed